Os 223 prefeitos da Paraíba têm até à próxima sexta-feira (14) para responder e cadastrar, na plataforma específica, o questionário, elaborado pelo Governo Federal, dentro da Ação Unificada Nacional, que tem como destinação a garantia de que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O questionário servirá ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e objetiva verificar o andamento das medidas em implementação, conforme o Decreto 11.556/2023. Busca identificar e mapear eventuais riscos associados à sua execução, iniciativa que conta com a participação dos entes federados e das Cortes de Contas do País.
Na semana passada o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, encaminhou ofício circular a todos os prefeitos, oportunidade em que reiterou a importância da ação e pede que os gestores repassem a cada secretário municipal da Educação o questionário atinente à Ação Unificada Nacional. São esforços que também buscam a recomposição das aprendizagens, com foco na totalidade das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos, observa o documento.
O preenchimento desse questionário permitirá que o TCE verifique em que situação se encontra o trabalho de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, na Paraíba. “faz-se necessário que a secretaria indique um servidor para preencher o cadastro e que será responsável por coletar as respostas e inserir no formulário.”, destaca o texto. O acompanhamento dessas ações está a cargo dos auditores de controle externo Adriana Falcão do Rego e George Lucas Lisboa da Silva, sob coordenação da primeira.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…