Categorias: Política

Prefeito entrega pavimentação da Rua do Capim e encerra 1ª etapa das obras da Beira Rio

 A população de João Pessoa já pode circular com mais comodidade e segurança entre duas das principais avenidas da cidade: a Epitácio Pessoa e a Beira Rio. Isso se tornou possível com as obras de drenagem e pavimentação da Rua Angelina Balthar, mais conhecida como a Rua do Capim. A intervenção na via, que margeia o Rio Jaguaribe, foi entregue na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

 

A obra de urbanização foi a primeira etapa para o alargamento do trecho final da Av. Beira Rio e construção das pontes sobre o Rio Jaguaribe. A Rua do Capim ganhou pavimentação asfáltica, novas calçadas e sinalização de trânsito horizontal e vertical. Além disso, foi construído um novo girador, que organiza o acesso à Rua Ana Lúcia Begeti, e uma faixa de aceleração no encontro com a Av. Epitácio Pessoa.

 

“A PMJP fez um grande planejamento para acabar com os alagamentos da Beira Rio e melhorar o trânsito na região e a entrega da Rua do Capim é a primeira etapa dessa obra”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Essa intervenção vai garantir um tráfego mais seguro e tranqüilo para motoristas e pedestres e vai melhorar muito a vida de quem mora nesta região ou precisa passar por ela diariamente”, complementou.

 

Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra), Dilson Ribeiro, além do asfalto e da drenagem, a rua teve o nível alterado para evitar alagamentos. “Preparamos toda a rua para as futuras construções da ponte e para os desvios de trânsito. Em certa altura, subimos o nível e criamos uma pista de aceleração nas imediações da Epitácio Pessoa”, explicou.

 

Trânsito – As obras na Rua do Capim já estão promovendo algumas mudanças nos hábitos de trânsito na área, como explicou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto. “Com a obra, a via passa a ser uma alternativa e ganha mais usuários. Outro destaque é a faixa de aceleração no encontro com a Epitácio, que impede a retenção do fluxo e permite que os veículos se incorporem naturalmente ao tráfego na Avenida”, explicou.

 

Meio-Ambiente – As intervenções na Beira Rio também tiveram preocupação ambiental em todas as suas etapas. Além de jardinagem, a Rua do Capim recebeu o plantio de novas mudas e o replantio de árvores que foram retiradas durante os trabalhos de alargamento da Beira Rio. No total, 32 Caraibeiras foram retiradas da Avenida, estando 16 em estado que possibilitava o replantio.

 

Em uma operação inédita na Capital, a PMJP realizou o transplante das 16 unidades e ainda garantiu o plantio de outras 320 mudas ao longo do Rio Jaguaribe e na própria Beira Rio. “Nós transplantamos as árvores que podiam passar pelo procedimento e plantamos 20 novas mudas para a reposição de cada uma daquelas que não puderam ser replantadas”, explicou o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Hildevânio 

 

A ação superou as exigências do Código de Postura e do Código Ambiental do Município, que exigem o replantio de apenas uma muda para cada árvore retirada. “Ampliamos o número de mudas e também demos preferência às espécies nativas da mata atlântica. No lugar das Caraibeiras planamos Pau-ferro, Pau-formiga, Sucupiras, Ingazeiros e Ipês amarelos e roxos”, listou a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniella Bandeira.

 



Secom/JP

Últimas notícias

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…

11 de fevereiro de 2026

Jhony Bezerra publica mensagem enigmática e aumenta rumores de rompimento com o Governo

O clima nos bastidores políticos da Paraíba voltou a se movimentar na tarde desta quarta-feira…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

Em meio a cautela sobre 2026, Pedro admite desejo de disputar PMJP; ouça!

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) revelou nesta quarta-feira (11) em entrevista à Arapuan…

11 de fevereiro de 2026

Oposição na CMJP inicia coleta de assinaturas para CPI sobre facções nas eleições de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…

11 de fevereiro de 2026

Servidores da PMCG ocupam gabinete do prefeito Bruno e cobram salários atrasados

Servidores da Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocuparam nesta quarta-feira (11) os…

11 de fevereiro de 2026