A Paraíba o tempo todo  |

Prefeito e vereadores da Capital visitam Centro de Inclusão para Pessoas com Deficiência

 O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP) e os vereadores Bira (PT), Bosquinho (DEM), Dinho e João dos Santos ambos do PR, acompanharam o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT) e o secretário de Articulação Política do Município, Adalberto Fulgêncio, em uma visita ao Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD). Na manhã desta terça-feira (4), eles foram recepcionados pelas coordenadoras Nadja Sena (Saúde), Juliana Teixeira (Administrativa), Sônia Janille (Educação) e demais servidores da Unidade.

 

Durante a visita, o prefeito, os vereadores e o secretário conheceram as atividades desenvolvidas nos setores do Centro, considerado uma referência no tratamento do autismo no Estado). Eles conversaram com servidores e ainda ouviram relatos emocionantes de mães que têm filhos com algum tipo de deficiência e que são acompanhados por profissionais do CRMIPD. “Depois que meus filhos passaram a frequentar esse Centro, estão interagindo muito melhor com os coleguinhas e com a escola”, contou a senhora Lucielene Marcolino da Silva, mãe de Ruth Ketllin e Ruan Victor Guilherme da Silva, que sofrem de dificuldades de aprendizado e adaptação social.

 

A dona de casa Wandernúbia Bandeira, que reside em Mangabeira, não escondeu sua emoção ao falar do tratamento que seu filho Alan Reis de Menezes, que sofre de autismo, recebe no Centro de Referência. “Meu filho já passou por quinze terapias e é visível o progresso que ele já teve. Voltou a falar, está começando a escrever as letras e não está mais agressivo”, revelou Núbia com os olhos cheios de lágrimas. Ela disse ainda que os profissionais que acompanham seu filho são pessoas humanas, que amam o que fazem.

 

O prefeito Cartaxo destacou a importância e o alcance social desse serviço. “É muito importante e gratificante ver nos olhos desses profissionais a dedicação e o entusiasmo de trabalhar com pessoas com deficiência. A nossa Gestão tem tido uma atenção especial para esse segmento”, comentou ele. O presidente Durval Ferreira também elogiou o trabalho dos profissionais e falou que o equipamento dá todas as condições para que os usuários com deficiência possam ter uma vida melhor no contexto social.

 

As coordenadoras Nadja, Juliana e Sônia afirmaram que todos trabalham com empenho, amor e dedicação para atender aos usuários, com qualquer tipo de deficiência, que procuram o Centro. “O centro é uma grande referência. Recebemos usuários até da Funad (Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência)”, ressaltou Sônia. Segundo ela, só atua na Unidade quem realmente tem amor e comprometimento com esse trabalho.

 

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência funciona no bairro dos Estados, e conta com 40 profissionais que oferecem acompanhamento nas áreas de fonoaudiologia; fisioterapia; atendimento médico; especialização educacional; psicologia; arteterapia; educação física adaptada; musicoterapia e brinquedoteca. O atendimento é realizado de segunda a sexta, pela manhã das 8h às 12h, e a tarde, das 13h às 17h. Cerca de 250 usuários já estão cadastrados no Centro. Nadja explicou que os pais ou responsáveis devem comparecer à Unidade com um laudo médico da pessoa com deficiência. O usuário ainda passa por uma triagem para que os profissionais possam identificar o tratamento que deve ser utilizado .

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe