Por pbagora.com.br

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, confirmou nesta segunda-feira (13), durante entrevista concedida à Rádio Correio FM, que as atividades econômicas na cidade serão flexibilizadas a partir do próximo dia 20 e anunciou que, já nesta terça-feira, 14, apresentará proposta de ação da abertura gradual e de forma experimental do comércio campinense. Conforme Romero Rodrigues, tudo será feito no sentido de beneficiar a economia e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação do Covid-19 na cidade.

Na visão do prefeito, o comércio deve, até o próximo dia 20, se preparar e se equipar para dar proteção aos trabalhadores e ao público em geral. “A meta é se planejar melhor o setor econômico local com um plano de proteção de vida das pessoas diante da pandemia. A nossa meta, neste momento, é, sobretudo, a precaução e cuidado com a vida. Sem vida não haverá comércio”, acrescentou.

Ele lembrou que, no último sábado pela manhã, durante reunião por videoconferência, voltou a discutir com um grupo de representantes do setor produtivo, notadamente da área comercial e também do Ministério Público (Estadual, Federal e do Trabalho), sobre a possibilidade de retomada, gradativa e em caráter experimental, das atividades econômicas em Campina Grande.

Ressaltou, assim, que tem mantido o diálogo com todos os segmentos sociais, a exemplo de religiosos, escolas, academias e muitos outros, sempre buscando a boa relação e a busca de soluções mais adequadas para a comunidade em geral.

Ainda ponderou entender a situação do comércio, mesmo porque foi a própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que primeiro pediu o fechamento de lojas. Por isso, não pretende polemizar com lideranças comerciais isoladas que hoje mudaram o posicionamento em relação à crise gerada pelo Covid-19.

Estrutura da Saúde –  Romero voltou a fazer um balanço sobre a estrutura de assistência montada pela Prefeitura para as vítimas da Covid-19 em Campina Grande, notadamente a garantia de leitos hospitalares em UTIs e enfermarias, na ordem de 138 no total, além de já existirem 37 respiradores instalados no Hospital Pedro I. Revelou que, hoje, oito leitos do Hospital Pedro I estão ocupados, mas aquela unidade hospitalar ainda conta com mais 88 disponíveis. Além disso, existem mais seis leitos no ISEA e outros seis no Hospital da Criança e do Adolescente. A UPA do Alto Branco também proporciona pontos de oxigênio.

O prefeito explicou que autorizou à Secretaria de Saúde a aquisição de máscaras de pano para distribuição, neste primeiro momento, aos pequenos comerciantes das feiras livres da cidade. Destacou, também, a aquisição pela Prefeitura de lavatórios portáteis e estimulou aos empresários adotarem medidas similares para assegurar aos seus funcionários essa medida básica de prevenção. Ainda garantiu que está havendo um reforço das equipes de saúde com atuação no município, como também seguem a ação de higienização de ruas.

 

Redação com Codecom-PMCG

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Saiba como funcionará o sorteio do horário eleitoral das emissoras de JP

A Justiça Eleitoral da Paraíba realizará na sexta-feira (2), o sorteio do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para as Eleições 2020 na capital. O sorteio acontecerá às…

Opinião: preterido da disputa em CG, Tovar adota indiferença digital na campanha de Bruno

Tovar tentou, lutou, conversou, insistiu, mas acabou sendo preterido da disputa pela prefeitura de Campina Grande, nas eleições municipais desse ano. Na convenção que homologou o nome do ex-deputado Bruno…