Categorias: MundoPolítica

Prefeito Cícero Lucena inicia retirada por terra de Israel rumo à Jordânia após dias em abrigo em meio a conflito com o Irã

PUBLICIDADE

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deixou neste início de segunda-feira (16) o abrigo onde estava nos arredores de Tel Aviv, em Israel, e iniciou uma operação de retirada por via terrestre em direção à Jordânia. A movimentação ocorre após dias de tensão no país do Oriente Médio, onde Cícero e mais de 40 brasileiros estavam desde a última sexta-feira (13), quando tiveram que se abrigar em bunkers em meio ao confronto entre Israel e Irã.

Cícero fazia parte de uma comitiva brasileira convidada pelo governo israelense para participar de um programa de capacitação em segurança pública e tecnologia. A programação, no entanto, foi abruptamente interrompida após o início dos ataques entre os dois países. Com o agravamento da situação, o grupo teve que permanecer em alerta e ir para o abrigo subterrâneo quando eram acionados.

Segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a previsão já era de que o grupo deixasse Israel por terra nesta segunda-feira (16), com destino à Jordânia. De lá, os participantes devem retornar ao Brasil em voo garantido pelas autoridades brasileiras. Embora o Itamaraty ainda não tenha feito um pronunciamento oficial sobre a retirada, a saída foi confirmada à imprensa paraibana pelo próprio prefeito de João Pessoa.

Apesar do avanço do plano de evacuação, apenas cerca de 13 a 15 integrantes da comitiva seguiram com Cícero Lucena. Os demais optaram por permanecer em Israel, seja por receio dos riscos no trajeto, seja por outras questões.

O deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB), filho de Cícero, viajou no sábado (14) para a Arábia Saudita com o objetivo de se aproximar da Jordânia e auxiliar pessoalmente no processo de retorno do pai. Ele afirmou confiar nas negociações diplomáticas lideradas pelo Itamaraty, mas decidiu agir por conta própria em uma tentativa de garantir mais segurança para o prefeito.

A expectativa é que o grupo chegue à Jordânia ainda nesta segunda-feira e, a partir de lá, retorne ao Brasil em segurança. O Itamaraty só deve confirmar oficialmente a operação após a chegada de todos ao território jordaniano.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025