Até 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições, partidos políticos e eleitores devem ficar atentos a várias regras, como o término do prazo para pedido do registro de candidatura às eleições majoritárias, em razão de substituição de candidato. Apenas em caso de falecimento a troca pode ser posterior.
Hoje é o último dia para partidos e coligações substituírem candidatos. A regra só vale para os cargos de presidente, governador e senador. Para os cargos chamados de proporcionais, que são os deputados distritais, estaduais e federais, o prazo de substituição foi até o dia seis de agosto.
A troca de candidatos ocorre quando o registro eleitoral é cancelado ou indeferido por irregularidades. E também quando o político renunciar ou for considerado inelegível pela Justiça.
A única exceção é para os casos de morte, quando a mudança pode ser feita após o dia de hoje. Nesses casos, o candidato pode ser substituído em até 10 dias após o falecimento.
Para outras situações, os partidos e coligações só tem até hoje para substituir candidatos a presidente, governador ou senador.
Agência Brasil
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou incabível o recurso (agravo…
O Programa PREVINA-SE, instituído no âmbito da Diretoria de Saúde e Assistência da Polícia Militar…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou que trabalha para…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), reforçou nesta quarta-feira (14), a…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), se pronunciou…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), classificou como natural o…