Por pbagora.com.br

O eleitor brasileiro tem até amanhã, quinta-feira (27), para solicitar a emissão da segunda via do título. O documento somente poderá ser solicitado por eleitores que estiverem em seu domicílio eleitoral e, de acordo com o artigo 52, esteja quite com o Código Eleitoral.

 

O prazo se encerra faltando 11 dias para a realização do pleito para presidente da República, governador de estados e do Distrito Federal, senador, deputados federais e estaduais. Para solicitar a segunda via do documento, o eleitor não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis conexas.

 

E, com isso, deve estar quite com a Justiça Eleitoral. Os eleitores que deixarem de votar no pleito do próximo dia 7 ou mesmo no segundo turno, que acontece no dia 28 de outubro, devem pagar multa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral, que podem variar de R$ 1,05 a R$ 35,14. Sem o título, o eleitor pode votar também com qualquer documento oficial com foto, como o RG. Caso não compareça ao primeiro turno, o eleitor terá até o dia 6 de novembro para justificar. Para quem não comparecer no segundo turno, a data final é 27 de dezembro.

 

 

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

“Se for preciso, o governador fará”, diz Guerra sobre intervenção em Bayeux

“Se for o caso e se for preciso, o governador fará. Não tenho dúvidas”. A declaração foi dada nesta segunda-feira (10) pelo  residente do Cidadania e Secretário Chefe do Governo…

PT espera reciprocidade do PCdoB para fechar aliança em JP e CG

A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores ainda não decidiu se irá liberar o partido em Campina Grande para apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) já no…