Categorias: Política

PP com PMDB para federal e PTB para estadual

Oficial: para garantir candidatura de Aguinaldo Ribeiro, PP se coliga com PMDB na proporcional para federal e com PTB na corrida rumo a ALPB

A sorte está lançada. Depois de idas e vindas junto ao bloco liderado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o Partido Progressista, dirigido na Paraíba pelo ex-deputado Enivaldo Ribeiro, firmou coligação com o grupo maranhista, e vai caminhar junto com o PMDB na corrida rumo a Câmara Federal. A informação foi confirmada ao portal PB Agora pelo próprio Enivaldo Ribeiro no final da tarde desta segunda-feira (05).

A coligação, no entanto, não se estenderá para proporcional rumo a ALPB. No âmbito regional, o PP preferiu se coligar com o PTB, do deputado Armando Abílio. A vereadora Daniella Ribeiro (PP) é um dos principais trunfos da sigla rumo a Assembléia Legislativa da Paraíba.

De acordo com o dirigente, a decisão foi tomada após sucessivas quebras de acordo por parte do bloco tucano e socialista. Enivaldo explicou que o PP abdicou da vice, através do nome de Daniela, e do Senado, através do nome de Ney, para manter a candidatura de Aguinaldo Ribeiro rumo a Câmara, todavia, na ultima hora, o grupo tucano lançou um terceiro candidato para “bater de frente” com as bases dos Ribeiro.

“O combinado estava em deixar as bases de Rômulo para Damião e para Aguinaldo, mas o trato foi desfeito com o lançamento da candidatura de Romero, nós cansamos de sermos descriminados e por isso resolvemos nos coligar com o PMDB”, revelou Enivaldo.
 

Enivaldo explicou que foi pedido para ele abrir mão da vaga de vice para que o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) pudesse assumir e assim foi feito. Em contrapartida os votos de Rômulo seriam partilhados entre os candidatos a deputado federal pelo PDT Damião Feliciano e Aguinaldo Ribeiro (PP), mas de última hora o candidato ao senado Cássio Cunha Lima (PSDB) decidiu lançar Romero Rodrigues e aí começou o imbróglio.

A partir daí, Enivaldo Ribeiro disse que se sentiu traído e o partido estava completamente desprestigiado, uma vez que até mesmo a vaga para o senado já havia sido retirada. Ele acrescentou ainda que todos os membros da legenda estão liberados a votar para governador em quem achar melhor.

A respeito do seu voto em particular ao governo do Estado ele disse que ainda não havia decidido mesmo rompendo com Ricardo Coutinho, mas com certeza não apoiaria mais a coligação PSDB/DEM/PSB. Sendo assim só resta o outro lado da moeda encabeçada por José Maranhão. Até lá é aguardar e acompanhar de perto as nuances repentinas que estão ocorrendo no cenário político paraibano.

Para o dirigente, a oposição não teve respeito com o PP.

 

 

 

Simone Duarte/ Márcia Dias

PB Agora

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026