A Paraíba o tempo todo  |

Porto de Cabedelo se destaca como um dos mais eficientes do país

O Porto de Cabedelo conquistou a terceira colocação do Prêmio Portos + Brasil, na categoria Variação da margem EBITDA (margem de lucro da empresa). Com esse desempenho, o Porto de Cabedelo se torna um dos portos públicos com a gestão mais eficiente do país na avaliação do Ministério da Infraestrutura. Do total de 32 portos do país, 7 foram premiados nessa terça-feira. Do Nordeste, apenas o Porto de Cabedelo e o Porto de Itaqui, no Maranhão.

A premiação é feita com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). A entrega do prêmio foi feita nesta terça-feira (24), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e foi recebido pela diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas/PB), Gilmara Temóteo, durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export, em Brasília. A solenidade contou ainda com a participação do secretário executivo Marcelo Sampaio, e do secretário nacional de Portos, Diogo Piloni.

A margem EBITDA é um conceito das áreas de contabilidade e finanças corporativas que reflete a geração de lucro de uma empresa com base em suas atividades operacionais. Ele se refere a um indicador calculado usando duas informações: a receita e o EBITDA, sendo que na fórmula original se divide a primeira pela segunda a fim de encontrar o valor da margem. Nesse sentido, o Porto de Cabedelo garantiu uma diminuição de despesas e aumento de receita numa margem superior a 200% em 2019, tornando o Porto mais eficiente.

Além disso, em todos os meses de 2020 houve aumento na movimentação de cargas com relação a 2019, inclusive com o recebimento de novos produtos. Em todo ano de 2019, o Porto de Cabedelo movimentou 1.082.357 toneladas, entre carga como malte, petcoke, trigo, gasolina, ilmenita, entre outras.

“Esse tem sido um esforço da Companhia Docas, diante de um ano de muitas dificuldades, em manter uma gestão comprometida com resultados positivos, com equilíbrio financeiro da Companhia. Trabalhamos sempre com o objetivo de atrair novos investimentos e de aumentar a movimentação, pensando na redução de custos operacionais, para alcançar essa eficiência. Vamos nos esforçar cada vez mais para alcançar novos índices, obviamente com ajuda de parceiros e do Governo do Estado”, destacou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

O 1º Prêmio Portos + Brasil é um reconhecimento às autoridades portuárias que, ao longo de 2019, obtiveram os melhores resultados em termos de eficiência operacional, administrativa, retorno sobre o capital, manutenção dos acessos aquaviários, transparência, entre outros.

“A intenção do governo é estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil”, avaliou o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni.

A iniciativa do 1º Prêmio Portos + Brasil faz parte das diretrizes previstas na Portaria MTPA nº 574/18, que garantem mais autonomia às autoridades portuárias nos procedimentos licitatórios, além de maximizar a descentralização da administração dos portos organizados.

Também foram entregues os prêmios das categorias Execução dos Investimentos Planejados, Crescimento da Movimentação e Ranking IGAP.

Brasil Export – Gilmara Temóteo esteve presente no Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export, em Brasília, representando o Porto de Cabedelo. O evento começou na segunda-feira (23) e se estendeu até esta terça-feira (24).

O Fórum reuniu as principais lideranças e autoridades do setor logístico e de infraestrutura portuária em uma ampla e abrangente discussão com o objetivo de contribuir com ideias e sugestões para o país continuar avançando.

 

Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe