Categorias: Política

Portaria disciplina acesso de menores em bares e shows

PUBLICIDADE

É proibida a entrada de crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade, desacompanhados dos pais ou responsável legal, em bares, casas de espetáculos, bailes e promoções dançantes abertos ao público em geral, shows, boates e congêneres. A medida está disciplinada desde o ano de 2015, por meio de uma portaria regional conjunta, assinada pelos juízes da Infância e Juventude e pelos promotores de justiça de defesa da criança e do adolescente de João Pessoa, Cabedelo e Lucena.

 

Por conta dos eventos festivos de férias e de verão, o juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital) lembra que a medida considera o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente previsto no ECA, e que a presença deste público em casas de shows e espetáculos inadequados para a sua idade pode contribuir, negativamente, para o desenvolvimento infantojuvenil.

 

O documento dispõe que é facultado aos pais ou responsável delegar a terceira pessoa civilmente capaz, mediante autorização expressa, com firma reconhecida, que acompanhe crianças e adolescentes menores de 16 anos, desde que esteja devidamente identificada e que indique a data e o local para o qual é direcionada a autorização.

 

Já os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos podem entrar em eventos desacompanhados, desde que, expressamente, autorizados. As devidas autorizações podem ser feitas através de formulário sugerido pela justiça integrada da Infância e Juventude, adquirido nas respectivas varas e promotorias, cartórios e endereço eletrônico do TJPB (www. tjpb.jus.br) e Ministério Público (www.mppb.mp.br), só tendo validade com firma reconhecida.

 

A portaria orienta, ainda, que os donos dos eventos citados ficam obrigados a exigir, no ato da entrada aos recintos, a carteira de identidade do responsável, para fins de comprovação do parentesco e da maioridade, e, quando for o caso, o termo de guarda, deixando retida na portaria do local a autorização, para fins de monitoramento da equipe de fiscalização.

 

No caso das crianças e adolescentes encontrados indevidamente no evento, serão tomadas providências cabíveis pelos agentes de fiscalização designados; e, ao estabelecimento ou responsável, serão aplicadas medidas administrativas, cíveis e penais, com a lavratura dos autos de advertência ou infração respectivos.

 

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Torcida prepara festa para receber Nenê no Botafogo-PB nesta segunda-feira

O meio-campista Nenê, de 44 anos, desembarca nesta segunda-feira (12), às 12h15, no Aeroporto Castro…

12 de janeiro de 2026

Violência no Sertão: jovem é assassinado a tiros em São Bento

Um jovem foi morto a tiros na noite desse domingo (11), no bairro Loteamento Portal,…

12 de janeiro de 2026

Homem abastece carro e vai embora sem pagar em posto de combustíveis de JP

Um homem abasteceu o carro e deixou o local sem efetuar o pagamento em um…

12 de janeiro de 2026

Dois ônibus se envolvem em acidente no bairro de Jaguaribe, de João Pessoa

Uma colisão entre dois ônibus de linha deixou passageiros assustados na manhã desta segunda-feira (12)…

12 de janeiro de 2026

Ministro paraibano retorna ao estado e em 1ª agenda na PB anuncia recursos para o Carnaval de JP

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, cumpre agenda oficial na Paraíba nesta segunda-feira (12) e…

12 de janeiro de 2026

Disputa pelo apoio de Lula aquece cenário político na PB e petista avalia: “João e Veneziano têm prioridade do apoio do presidente”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) analisou, nesta segunda-feira (12) o cenário político da Paraíba…

12 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464