Categorias: Política

PORTA FECHADA: prefeitura do Sertão paraibano está impedida de receber recursos federais

PUBLICIDADE
Conforme dados disponíveis no Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade (SAGRES), a Prefeitura Municipal de São Bento, no sertão Paraibano, está impedida de receber recursos federais desde novembro do ano em curso, por constar irregularidades previdenciárias.O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) atesta o cumprimento dos critérios e exigências do regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos do Estado ou município. No caso da prefeitura de São Bento a irregularidade deve-se por vencimento desde 4 de novembro deste ano.

Para obtê-lo é preciso preencher os critérios exigidos pelo Ministério da Previdência Social (MPS), relativos ás aplicações de recursos; demonstrativos de receitas e despesas; comprovantes de repasses dos valores das contribuições sociais, entre outros serviços.Ao assumir a prefeitura em janeiro, o atual gestor Gemilton Souza, formalizou um novo parcelamento oriundo da dívida deixada pelo ex-gestor Galego Souza, obtendo somente em maio o CRP, cuja a validade corresponde ao período de seis meses.

Em consulta feita ao (SAGRES), no mês de novembro, foi verificado que o (CRP), mais uma vez, se encontra irregular, devido o não cumprimento dos repasses dos parcelamentos renegociados pela atual gestão da capital das redes.

 

No início de janeiro deste ano, o saldo do instituto era de 5.481.478,95 (cinco milhões, quatrocentos e oitenta e um mil, quatrocentos e setenta e oito reais e noventa e cinco centavos), valor que ao invés de aumentar vem diminuindo, até o mês de outubro o saldo era de 4.344.900,63 (quatro milhões trezentos e quarenta e quatro mil, novecentos reais e sessenta e três centavos).

 

Pode-se comprovar a partir dos dados já citados, que além de não está sendo cumprido os parcelamentos renegociados e os repasses de caráter contributivo: patronal e servidor, também não estão sendo repassados os valores mensais gerando um débito estimado em 200.000.00 (duzentos mil reais).

 

Com esses dados é possível concluir que os pagamentos da folha dos aposentados e pensionistas estão sendo retirados da aplicação do Instituto Municipal de Previdência de São Bento (IMPRESB), não havendo durante o ultimo semestre os repasses do município, a prova é a diminuição do saldo do instituto.

 

As consultas realizadas no (SAGRES), para verificação das atualizações dos meses de novembro e dezembro não estão disponíveis, ainda, estes dados deverão ser atualizados no início de 2014, para a comprovação das informações hora relatados.

 

Esperamos transparência e publicidade da real situação financeira no município de São Bento com o (IMPRESB).



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025