Categorias: Política

Por unanimidade, TRE adia julgamento de ação do Caso Empreender/PB

PUBLICIDADE

Por unanimidade, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, durante sessão plenária desta segunda-feira (01), pelo adiamento do julgamento do caso que envolve a suspensão do programa Empreender Paraíba, criado na gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB).

O relator da ação, desembargador Carlos Beltrão, havia encaminhado, ainda no dia 20 de setembro, o processo para a pauta de julgamentos do Tribunal, cuja data escolhida foi esta segunda-feira, a menos de uma semana para as eleições.

Logo no início da apreciação do caso, a defesa do governador Ricardo Coutinho fez uma questão de ordem, solicitando o adiamento por conta da ausência de acesso a uma das provas do processo. É que uma petição do Ministério Público foi acrescentada ao processo e as informações do documento não eram de conhecimento do relator e das partes envolvidas na ação.

O relator do caso defendeu, no entanto, que aquela mídia questionada pela defesa não alteraria seu convencimento sobre o teor do caso e pediu que o julgamento seguisse. 

A palavra seguiu para o membro do Ministério Público, que alegou que a ausência da mídia, representava danos, já que era um documento importante para o processo. Mesmo assim o relator seguiu com seu entendimento de dar prosseguimento ao julgamento. 

O entendimento do relator foi seguido pelo juiz Márcio Maranhão. O placar ficou 2 x 0 pela continuidade do julgamento.

O juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, por sua vez, divergiu dos colegas e foi o primeiro voto favorável ao adiamento, alegando que a ausência da mídia prejudicaria o andamento do processo. Ele teve o entendimento seguido pelos juízes Paulo Câmara, Sérgio Murilo e Michelini de Oliveira Dantas Jatobá.  O placar ficou 4 x 2.

Diante do impasse, o relator Romero Marcelo pediu a palavra e reconheu o voto da maioria, voltando atrás e decidindo pelo adiamento do julgamento da ação. O juiz Márcio Murilo fez o mesmo, voltou atrás, e também concordou com o adiamento do julgamento.  

A Aije foi, portanto, retirado de pauta, para que as partes sejam ouvidas e um novo prazo de 48 horas foi dado à Corte. O processo saiu da pauta, sem previsão, ainda, para retomada do julgamento.

ENTENDA

O chamado Caso Empreender compreende duas ações de investigações judiciais eleitorais e uma representação promovidas, ainda em 2014, pela Coligação do candidato Cássio Cunha Lima e pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Os fatos versam sobre o suposto uso da máquina pública na campanha de reeleição do governador Ricardo Coutinho, através do Programa Empreender, da nomeação de Codificados e na utilização das secretarias de Educação e de Cultura do estado.

No início do segundo semestre, a Coligação A Vontade do Povo apresentou pedido de investigação ao Ministério Público Federal sobre os fatos e foi aberto um Procedimento Preparatório Eleitoral pela Procuradoria Regional Eleitoral, com a assistência dos Promotores Eleitorais da Paraíba.

 

PB Agora


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024