Os moradores de alguns bairros em João Pessoa, estão tendo que conviver com um acúmulo inadequado de lixo pelas calçadas da cidade. Segundo o internauta Heraldo Pereira de Carvalho, que fez a denúncia, o depósito “parece um lixão a céu aberto, causando uma impressão muito ruim ao bairro”.
Em alguns casos, o pedestre tem que ser equilibrista para desviar dos obstáculos encontrados, já que vários pontos da capital paraibana têm o passeio público tomado por entulhos, lixo e até mesmo móveis e utensílios domésticos descartados pela própria população. No bairro de Cruz das Armas, na Rua Tenente Gil Toscano, muito embora o proprietário de um terreno baldio tenha murado para evitar invasão, o acúmulo de metralha, lixos e restos de podas de árvores atrapalha a vida dos pedestres, que muitas vezes precisam se arriscar caminhando pela via.
O mesmo ocorre na rua Finellon Pinheiro Câmara, no bairro do Cristo. O morador Nailton José da Silva reclama e chama a atenção da prefeitura municipal para o problema. Conforme ele, deveria existir um canal prático para que os moradores solicitassem a limpeza. “Essa calçada vive obstruída porque os moradores colocam entulhos e o carro quando passa recolhe apenas o lixo doméstico, ficando o restante se acumulando cada vez mais”, destacou.
Seu Nailton diz que fazer a solicitação à prefeitura municipal para retirada de entulho é muito complicado. “Fazer essa solicitação requer muita burocracia, porém, se nós colocarmos um tijolo ou outro item da construção civil na calçada da nossa casa, o fiscal da prefeitura de imediato lhe multa”. A situação dos terrenos no bairro do Cristo é preocupante. No Conjunto do Inocoop, por exemplo, encontramos restos de móveis quebrados e diversos tipos de entulhos.
Dona Antônia Maria, moradora na rua Professora Maria Helena da Rocha, no Conjunto Funcionários II, não espera pelos serviços de limpeza da prefeitura. “Eu aproveito as metralhas de reboco da minha casa e tapo os buracos existentes nessa rua”, argumentou.
Emlur – A Prefeitura Municipal de João Pessoa conta com um canal de teleatendimento da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), criado com a finalidade de fazer o contato entre o cidadão e poder público. O serviço, popularmente conhecido como ‘Alô Limpinho’, conta com duas linhas telefônicas cujas ligações são específicas para demandas sobre limpeza urbana e serviços disponibilizados pelo órgão. O cidadão também pode realizar sua solicitação de forma presencial ou na sede da Emlur, localizada na Avenida Minas Gerais, 177, no Bairro dos Estados.
Redação
Não é todo governante que tem coragem de dar passos concretos na valorização do funcionalismo…
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anunciou nesta segunda-feira (2) que a…
Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia, nesta terça-feira (3), os trabalhos em 2026 com…
O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…
O secretário estadual de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), confirmou que deixará o comando…