Política e a Igreja perseguida

PUBLICIDADE

A fé cristã é a religião mais perseguida do mundo. O ministério “Portas Abertas” lista os países e os modos de sistemática perseguição a cristãos pelo mundo. Estima-se que, atualmente, mais de 365 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição por simplesmente serem cristãos.

Nesse último domingo (26), foi realizado o evento do “Domingo da Igreja Perseguida”. Por todo o mundo, cristãos lembraram e oraram por seus irmãos que são sistematicamente perseguidos em sociedades intolerantes à fé cristã.

Destacou-se a África Subsaariana: região composta pelos países localizados ao sul do deserto do Saara, no continente africano, abrangendo países de extrema perseguição, como Somália, Eritreia e Nigéria.

Além de sofrerem com baixa qualidade de vida e perseguição de familiares e comunidades, cristãos enfrentam perseguições políticas. Em vários países subsaarianos, o poder político se tornou instrumento de perseguição ou de impedimento que cristãos compartilhem sua fé. Em alguns contextos, cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe e vivem marginalizados, sem direitos e condições mínimas de sobrevivência.

Por tudo isso, o ministério Portas Abertas conclui que “a África Subsaariana é a região mais mortal para os cristãos. Cerca de 92% das 4.998 mortes de seguidores de Jesus aconteceram no território”.

A perseguição política à fé de qualquer pessoa é um atentado ao direito fundamental de liberdade de crença e religião. No mundo de hoje, há uma tendência crescente a se estreitar a liberdade à fé cristã. No Ocidente, os valores cristãos têm sido atacados e rotulados por palavras odiosas. Vários países do Oriente e da África têm historicamente sociedades mais fechadas às crenças cristãs e uma cultura centenária de perseguição a cristãos.

Todo esse contexto de perseguição à fé cristã precisa ser denunciado e reprovado. Mas a realidade é que a perseguição a cristãos continuará. Nesse contexto, é preciso lembrar das palavras de Jesus: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus(…)” (Mt 5:11-12).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Aviator segue como principal crash game em agosto de 2025, aponta levantamento

O Aviator continuou ocupando a primeira posição entre os crash games no mês de agosto…

7 de dezembro de 2025

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

6 de dezembro de 2025