A Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, a UPA do Valentina Figueiredo, será entregue à população nesta quinta-feira (21), às 10h, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A medida vai ampliar e qualificar a rede de atendimento de urgência e emergência da Capital, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. O ato de entrega faz parte das ações em comemoração aos 429 anos de João Pessoa e contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.
A UPA do Valentina vai atender, principalmente, a população dos bairros da Zona Sul de João Pessoa. Com um investimento de R$ 3,2 milhões e 2,2 mil metros quadrados de área, a unidade contará com seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“A UPA 24 horas do Valentina é um quase hospital. Digo isso pela sua dimensão, qualidade e capacidade de atendimento”, disse Luciano Cartaxo, lembrando que o fato de ele estar localizado na Zona Sul da cidade, onde mora quase a metade da população, demonstra o compromisso da gestão com a saúde pública. “Principalmente por viverem nesta área boa parte das pessoas que mais utilizam o Sistema Único de Saúde na capital. Essa nova UPA vai elevar a qualidade da saúde na nossa capital”, acrescentou.
De acordo com a secretária de Saúde, Mônica Rocha, por dia, deverão ser realizados cerca de 400 atendimentos na unidade. “Trata-se de um equipamento muito esperado pela população pessoense”, destacou a gestora, lembrando que os usuários serão recebidos por profissionais capacitados para o atendimento humanizado.
A UPA funcionará 24 horas por dia, durante toda a semana. A perspectiva é que o novo serviço atenda uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, recebendo toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).
Instalações – A unidade contará com 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. No total 300 servidores vão compor os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de diversas especialidades. A obra conta com investimentos de quase R$ 4 milhões, em uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Governo Federal.UPA_valentina_2_fotoAdrianoFranco
Acesso facilitado – Preocupada em garantir maior facilidade e rapidez no acesso à unidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa está pavimentando as ruas no entorno da Unidade de Pronto Atendimento.
Obras na Saúde – Desde janeiro do ano passado, a prefeitura já entregou duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) e a reforma de mais nove unidades. Entregou também o Centro de Tratamento da Dor no Ortotrauma de Mangabeira; novas instalações do CAPs Guttemberg e do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador; além de 23 novas ambulâncias do Samu.
Só no Hospital Santa Isabel, a PMJP entregou o Centro de Estudos, novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas e reabriu o serviço de cardiologia. Convocou, ainda, 638 aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Saúde e regulamentou para 30 horas a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem e Psicologia.
Redação com Assessoria
Em entrevista ao jornal O Globo, ontem (11), o presidente nacional do MDB, deputado federal…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou, na manhã desta quinta-feira…
Um homem identificado como Luiz Fernando Rodrigues foi morto a facadas na noite dessa quarta-feira…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Defraudações e Falsificações (DDF)…
Um acidente com vitima falta, paralisou o transito na manhã desta quinta-feira (12), quando um…
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a realização…