Categorias: Política

PMDB sai fortalecido da eleição, elege senador e maiores bancadas na Câmara e na ALPB

PUBLICIDADE

 O PMDB da Paraíba não conseguiu levar seu candidato a Governador ao segundo turno, mas acabou saindo das Eleições 2014 fortalecido. O partido elegeu o Senador da República, José Maranhão, com 647.271 votos (37,12% do total de votos válidos), a maior bancada da Câmara Federal (3 parlamentares) e a segunda maior bancada da Assembléia Legislativa (4 parlamentares).

Para a Câmara Federal, o PMDB foi o único partido a eleger três deputados. Nenhuma outra legenda chegou a eleger, sequer, dois parlamentares. Os peemedebistas eleitos são Veneziano Vital (o segundo mais votado do estado com 177.680 votos e o mais votado da sua cidade, Campina Grande, com 62.915 votos), Hugo Motta, com 123.686 votos e Manoel Júnior, com 105.693 votos.

Para a Assembléia Legislativa, o PMDB elegeu a segunda maior bancada, com 4 parlamentares, atrás apenas do PSB, que elegeu cinco deputados. Os eleitos pelo PMDB são: Nabor Wanderley, com 40.138 votos; Raniery Paulino, com 35.007 votos; Gervásio Maia, com 34.795 votos e Trocolli Júnior, com 20.685 votos.

Mesmo não indo ao segundo turno, lutando contra todos os problemas – sobretudo dentro do próprio PMDB – o senador Vital do Rêgo passa a ser a noiva cobiçada da eleição, neste segundo turno. Ele teve 106.162 votos, quase quatro vezes mais a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocados no pleito, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB), que foi de 28.388 votos.

Além de Vital, seu irmão, Veneziano, também terá o seu peso eleitoral para o segundo turno, considerando a quantidade de votos que obteve. Vital e Veneziano também conseguiram eleger a mãe, a atual deputada federal Nilda Gondim (PMDB), como primeira suplente na chapa de José Maranhão. A votação de Vital foi decisiva para que a eleição na Paraíba fosse ao segundo turno.

É bom lembrar também que foi a candidatura de Vital do Rêgo que garantiu legenda para que o partido saísse fortalecido do pleito, elegendo um senador, três deputados federais e quatro deputados estaduais. Mesmo sabendo das dificuldades que se aproximavam, Vital decidiu pela candidatura própria para garantir que o partido não se entregasse na disputa e virasse uma legenda secundária no processo.

Outro fato importante é que a candidatura de Vital garantiu um palanque para a presidente Dilma Rousseff (PT) na Paraíba, já que o peemedebista foi o único candidato que a defendeu, nos debates e entrevistas, divulgando as ações do seu governo, como os programas sociais e as obras que estão em andamento, atualmente, no estado. Desta forma, Vital transformou-se no grande propagandista da candidatura de Dilma na Paraíba.

Na Paraíba, Dilma Rousseff obteve 1.166.632 votos, o que equivale a 676.116 votos a mais que o segundo colocado, Aécio Neves (PSDB). Dilma, sozinha, teve 282.726 votos a mais que Aécio e Marina Silva (PSB) juntos.

 

AScom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MPPB confirma confissão de ex-secretário em caso do assassinato do vereador Peron Filho, de Jacaraú

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) confirmou nesta terça-feira (16) que o ex-secretário de Transportes…

16 de dezembro de 2025

ALPB vota nesta quarta-feira a LOA 2026 com mais de R$ 182 milhões em emendas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta quarta-feira (17) a votação do projeto da…

16 de dezembro de 2025

Ricardo Barbosa admite intenção de disputar eleição suplementar em Cabedelo: “Colocar meu nome à disposição do povo”

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), confirmou que pretende disputar a…

16 de dezembro de 2025

Gervásio descarta retorno ao MDB e reafirma permanência no PSB e na base de João Azevêdo

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) afirmou, em entrevista nesta terça-feira (16), que permanecerá filiado…

16 de dezembro de 2025

Mulher grávida fica ferida em incêndio acidental causado por criança em JP

Uma mulher grávida de três meses ficou ferida em um incêndio acidental registrado na noite…

16 de dezembro de 2025

Walber diz que Cabo Gilberto concentra comando do PL e avalia migração para Novo ou União

O Partido Liberal (PL) na Paraíba vive um momento de instabilidade interna. Deputados estaduais da…

16 de dezembro de 2025