Categorias: Política

PMDB articulam saída de Renan

PUBLICIDADE

 Um grupo de senadores do PMDB articula abertamente a destituição do líder da bancada do partido na Casa, Renan Calheiros (AL). O assunto foi tratado pelo menos duas vezes com Temer pelos líderes do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Destas reuniões sigilosas participaram os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e das Relações Institucionais, Antônio Imbassahy.

O presidente, ministros com gabinete próximos à sala de Temer e líderes governistas receiam que Renan atrase as votações e atrapalhe a aprovação das emendas da reforma da Previdência e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – a bancada de apoio parlamentar ao Planalto no Congresso pretende aprovar até maio e enviá-las à sanção ainda no primeiro semestre.

Desde que assumiu a liderança do partido, em fevereiro, Renan rompeu politicamente com o presidente Temer. O parlamentar passou a se manifestar contra a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista. Assim que assumiu o cargo, Renan elaborou uma nota pública, assinada por outros nove colegas, contra a sanção da lei que regulamentou a terceirização de mão de obra defendida por Temer. Obteve o apoio de Simone Tebet (MS), Marta Suplicy (SP), Eduardo Braga (AM), Elmano Ferrer (PI), Hélio José (DF) e Waldemir Moka (MS). Mas nem mesmo estes aliados defendem Renan.

A crise entre o líder da maior bancada de senadores, com 22 parlamentares, e o governo chegou ao auge há uma semana quando Renan cancelou a indicação Rose de Freitas (ES) para presidir a comissão de Orçamento, além de Valdir Raupp (RO) e Kátia Abreu (TO) para compor o colegiado. A suspensão da indicação dos representantes do PMDB na comissão foi uma retaliação às críticas de Rose de Freitas a um discurso de Renan no plenário do Senado, em que criticava o governo. “Já temos número suficiente de votos para destituir Renan da liderança do partido”, disse um senador do PMDB que preferiu o anonimato.

Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024

Bombeiros paraibanos chegam ao Rio Grande do Sul para ajudar em buscas a vítimas da enchente

A equipe de composta por 17 homens e uma mulher do Corpo de Bombeiro da…

11 de maio de 2024

João Azevêdo entrega escolas, creche e estrada em Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (10), em Bonito de Santa Fé e São…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

Após denunciar que esposo foi morto por dois homens, mulher confessa assassinato, na Paraíba

Uma mulher foi presa no município de Barra de Santa Rosa, no interior paraibano, após,…

11 de maio de 2024