A Paraíba o tempo todo  |

PMDB antecipa convenção e vai indicar Temer

A Executiva do PMDB antecipou para 6 de fevereiro a convenção que vai eleger a nova direção do partido para os próximos dois anos. O franco favorito é o atual presidente licenciado, Michel Temer (SP), que vai encabeçar uma chapa formada por deputados e senadores, grupos que eram rivais e disputavam o comando do partido. O mandato da atual direção termina no dia 8 de março.

A decisão da antecipação começou a ser costurada na semana passada na reunião que selou a união entre os grupos de deputados e senadores em uma única chapa. Os grupos se aproximaram nos últimos anos depois que os deputados aderiram ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Deputados e senadores, em sua maioria, são também propensos a um apoio à uma candidatura à Presidência da República da petista Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil.

Os dois lados que disputaram durante anos o comando do partido decidiram agora que vão dividir os cargos da Executiva e apoiarão Temer para a reeleição. Ele, inclusive, afirmou ser “muito provável” que um senador ocupe a vaga de vice em sua chapa. A vaga é importante porque Temer ocupa a presidência da Câmara e deve se licenciar novamente do comando do partido. O mais cotado para ocupar essa vice é o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
“Fizemos uma união entre Senado e Câmara. Nós vamos dividir a Executiva”, disse Temer.

Com a união dos dois maiores grupos do partido, restam ainda resistências entre peemedebistas que apóiam a pré-candidatura à Presidência do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e os que insistem em uma candidatura própria do PMDB. Este grupo, no entanto, tem até esta quinta-feira (28) para registrar uma chapa se quiser enfrentar Temer na convenção.

Com a provável vitória de Temer, o nome dele se fortalece para ocupar a vaga de candidato a vice em uma chapa encabeçada por Dilma. Ele nega que o tema já esteja sendo debatido. “Não tem candidato a presidente, como vai ter vice?”, questionou. Ao descrever o perfil ideal de um vice, no entanto, Temer destacou que ele precisa ser “conciliador e unir o partido”. A chapa dele tem como nome “Unidade”.

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe