Categorias: Política

Plano de retomada gradual de negócios propõe retorno de setores a partir de quarta

PUBLICIDADE

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Carneiro (PRTB), protocolou, na tarde desta sexta-feira (27), junto ao gabinete do governador João Azevedo, a sugestão de um Plano de Ação para retomada gradual de negócios na Paraíba. O documento propõe retorno do funcionamento dos estabelecimentos a partir da próxima quarta-feira (1º), com regras pré-estabelecidas, e preservando a quarentena aos grupos de risco.

O Plano contou com colaboração de representantes do setor produtivo do Estado e apresenta propostas para o retorno dos segmentos após a quarentena do coronavírus. Eduardo ponderou que as contribuições devem ser adotadas em conjunto com as autoridades sanitárias e de saúde pública, para que haja convergência nas ações de enfretamento ao vírus.

“Nós temos muita preocupação com a proliferação do vírus, mas sabemos que precisamos agir com equilíbrio, pois todos os dias recebo relatos de trabalhadores que se preocupam, não só com a iminência de contrair a COVID-19, mas também, por não terem como sustentar suas famílias. Por isso, defendemos a retomada gradual do comércio, que também terá que se adequar a essa nova realidade e se preparar para tomar medidas que protejam seus clientes e seus colaboradores. É hora de ser reiventar”, ressaltou.

Medidas – O deputado lembrou que o Plano coincide com a decisão já anunciada pelo Governo do Estado de autorizar a abertura de parcial das agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços presenciais. Contudo, já a partir da próxima quarta-feira (1º) estariam autorizados a retomar as seguintes atividades: shopping centers, academias, bares, restaurantes, salão de beleza, quiosques e comércio em geral, bem como, o setor hoteleiro, a Construção Civil, os escritórios de prestação de serviços em geral, os centros de distribuição e depósitos e as Indústrias e o setor de transformação.

Eduardo Carneiro explica que, no entanto o funcionamento desses empreendimentos estariam condicionados a algumas regras. Segundo ele, a sugestão é que os estabelecimentos atuassem com a limitação de entrada de pessoas em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do estabelecimento, ficando a cargo de cada local até adotar um percentual ainda mais reduzido.

O funcionamento também aconteceria com controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, com o respeito a distância mínima de 1,5 metros entre cada pessoa.

Grupos de risco – Os funcionários pertencentes a grupos de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e pessoas que estão fora do grupo de risco, mas que residem com pessoa do grupo de risco, teriam o afastamento do trabalho garantido, sem qualquer tipo de prejuízo de salário. Já os colaboradores que atuam nos setores administrativos, devem ter como prioridade a execução do trabalho de forma remota.

Os estabelecimentos devem adotar ainda medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho e de higiene sanitária necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público.

“Vivemos um momento desesperador, que nos força a ficar em casa, mas abre as portas para a configuração de uma crise econômica sem precedentes. Estamos diante de um cenário que empobrecerá ainda mais uma população que já é pobre, que todos os dias acumula índices de crianças que morreram por desnutrição e que chora seus desempregos. Por isso, precisamos de soluções que visem achatar a curva não só da propagação do vírus, mas também a curva do crescimento da fome, do desemprego e da pobreza”, comentou.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024