Categorias: Política

Plano das Águas II?

O Plano das Águas foi, sem dúvidas, uma grande ação do governo José Maranhão II. Pois bem: mesmo sem a utilização do nome, Maranhão vem reeditando o plano, ao inaugurar sistemas adutores e de abastecimento d’água em diferentes regiões do Estado. O Plano das Águas original teve – e ainda tem – um poderio político muito forte, pois ainda é bem lembrado pelo interior do Estado.

O plano levou água a populações que, anos a fio, sofria com o desabastecimento. E podemos dizer que ele é um dos responsáveis pelo poderio político de José Maranhão em regiões como Sertão e Cariri. O homem do campo sabe bem a falta que faz a água. É duro abrir a torneira e não ver água par auso doméstico. Pior é ter que comprá-la de quem tem um veículo e a transporta de açudes e barragens muitas vezes distante. Isso, quando se tem o dinheiro, claro.

O sofrimento para ter acesso ao ‘precioso líquido’ transforma pessoas. Quantas e quantas vezes não vi, interior a dentro, relatos de quem enaltece José Maranhão pelas ações em prol do abastecimento de comunidades rurais? É claro que isso tem seu peso político.

E, dando sequência ao tal Plano das Águas, a Secom estadual anuncia para esta quinta e esta e sexta-feira a inauguração do Sistema Adutor de Capivara, na região polarizada por Uiraúna, Alto Sertão paraibano. Na obra, com seus 106,4 quilômetros de extensão, o Governo do Estado – em parceria com o Governo Federal – investiu exatos R$ 34.544.883,06.

Segundo a Secom/PB, as populações de oito municípios, ou 18.468 habitantes, serão diretamente beneficiadas com a nova adutora, “que em 2030 abastecerá com água tratada 29.281 pessoas”, beneficiando oito municípios diretamente: Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço José de Moura, São Francisco, Santarém, Poço Dantas e Bernardino Batista.

Integram o Sistema Adutor de Capivara, além dos 106,4 quilômetros de tubulações, seis reservatórios, sendo um na Estação de Tratamento d’Água, outro em Uiraúna, um próximo a Vieirópolis, um entre Poço Dantas e Bernardino Batista e mais dois que também beneficiam o município de Bernardino Batista.

De acordo com informações do secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, o Sistema Adutor Capivara compreende ainda a instalação de 17 chafarizes, beneficiando 18 comunidades como Sítio Agreste, Sítio Graciosa, Queimada de Baixo, Queimada de Cima e Sítio dos Moreiras (Uiraúna); Santa Rita, Sitio Cassiano, Fazenda Nova, Várzea de Cacimba, Sítio Coutinho e Sítio Cafundó (Santarém); Angico Torto, Sítio Queimada, Sítio Santo, Sítio Santo André e Carcará ( Poço Dantas); e Ponta da Serra e Sítio Barbosa, no município de Bernardino Batista.

A inauguração do sistema vai durar dois dias e vai atrair políticos de toda a região. Peso, não? Que seja assim: quanto mais se fizer pela nossa Paraíba, melhor. O povo agradece…

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026