O Plano das Águas foi, sem dúvidas, uma grande ação do governo José Maranhão II. Pois bem: mesmo sem a utilização do nome, Maranhão vem reeditando o plano, ao inaugurar sistemas adutores e de abastecimento d’água em diferentes regiões do Estado. O Plano das Águas original teve – e ainda tem – um poderio político muito forte, pois ainda é bem lembrado pelo interior do Estado.
O plano levou água a populações que, anos a fio, sofria com o desabastecimento. E podemos dizer que ele é um dos responsáveis pelo poderio político de José Maranhão em regiões como Sertão e Cariri. O homem do campo sabe bem a falta que faz a água. É duro abrir a torneira e não ver água par auso doméstico. Pior é ter que comprá-la de quem tem um veículo e a transporta de açudes e barragens muitas vezes distante. Isso, quando se tem o dinheiro, claro.
O sofrimento para ter acesso ao ‘precioso líquido’ transforma pessoas. Quantas e quantas vezes não vi, interior a dentro, relatos de quem enaltece José Maranhão pelas ações em prol do abastecimento de comunidades rurais? É claro que isso tem seu peso político.
E, dando sequência ao tal Plano das Águas, a Secom estadual anuncia para esta quinta e esta e sexta-feira a inauguração do Sistema Adutor de Capivara, na região polarizada por Uiraúna, Alto Sertão paraibano. Na obra, com seus 106,4 quilômetros de extensão, o Governo do Estado – em parceria com o Governo Federal – investiu exatos R$ 34.544.883,06.
Segundo a Secom/PB, as populações de oito municípios, ou 18.468 habitantes, serão diretamente beneficiadas com a nova adutora, “que em 2030 abastecerá com água tratada 29.281 pessoas”, beneficiando oito municípios diretamente: Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço José de Moura, São Francisco, Santarém, Poço Dantas e Bernardino Batista.
Integram o Sistema Adutor de Capivara, além dos 106,4 quilômetros de tubulações, seis reservatórios, sendo um na Estação de Tratamento d’Água, outro em Uiraúna, um próximo a Vieirópolis, um entre Poço Dantas e Bernardino Batista e mais dois que também beneficiam o município de Bernardino Batista.
De acordo com informações do secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, o Sistema Adutor Capivara compreende ainda a instalação de 17 chafarizes, beneficiando 18 comunidades como Sítio Agreste, Sítio Graciosa, Queimada de Baixo, Queimada de Cima e Sítio dos Moreiras (Uiraúna); Santa Rita, Sitio Cassiano, Fazenda Nova, Várzea de Cacimba, Sítio Coutinho e Sítio Cafundó (Santarém); Angico Torto, Sítio Queimada, Sítio Santo, Sítio Santo André e Carcará ( Poço Dantas); e Ponta da Serra e Sítio Barbosa, no município de Bernardino Batista.
A inauguração do sistema vai durar dois dias e vai atrair políticos de toda a região. Peso, não? Que seja assim: quanto mais se fizer pela nossa Paraíba, melhor. O povo agradece…







