Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os atos antidemocráticos promovidos por bolsonaristas continuam rendendo e desta vez a Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável à inclusão de Walber Virgolino, Cabo Gilberto, Eliza Virgínia, Nilvan Ferreira e Pâmela Bório no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga as ações do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Os paraibanos devem ser investigados por suposta “autoria intelectual ou instigação dos atos de 8 de janeiro de 2023”.
O parecer foi emitido no âmbito da representação do PSOL da Paraíba. E assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico.
“Os elementos de informação (…) demonstram que WALBER, NILVAN e ELIZA veicularam, por meio das redes sociais, imagens dos invasores das sedes do STF e do CN. Além disso, os (…) representados postaram mensagens que exaltaram os atos criminosos (…) no dia 08/01.”
Sobre Pâmela, a PGR afirma que “as fotos publicadas em rede social evidenciam que a representada acompanhava a turba durante as invasões aos prédios públicos” diz trecho.
Já com relação ao deputado federal Cabo Gilberto, o parecer aponta que “a conduta do Deputado Federal poderá configurar violação ao decoro parlamentar”, que deve ser investigado pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da própria Câmara dos Deputados.
A PGR também pede, ao fim, que Wallber, Nilvan e Eliza sejam investigados no Inquérito nº 4921, que apura a instigação ao terrorismo, e que Pâmela seja investigada no Inquérito 4922, que apura participação efetiva nos atos de 08/01.
A PGR, no entanto, pediu o indeferimento da decretação de prisão preventiva.
O parecer será analisado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…
O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…
O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…