Categorias: Política

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, por ordem de Alexandre de Moraes

PUBLICIDADE

O ex-assessor especial do ex-presidente Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso em casa nesta sexta-feira (02) em Ponta Grossa (PR), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi cumprida pela Polícia Federal.

Martins havia sido condenado em 16 de dezembro pela Primeira Turma do STF a 21 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado. Desde 27 de dezembro, ele cumpria prisão domiciliar, proibido de usar redes sociais. Segundo o STF, o ex-assessor descumpriu a medida cautelar ao utilizar o LinkedIn para interagir com outros perfis.

O advogado Jeffrey Chiquini, que atua na defesa de Martins, afirmou que o cliente vinha cumprindo todas as determinações judiciais há mais de 600 dias e nunca havia recebido advertência. Para Chiquini, a prisão representa perseguição política.

Nascido em Sorocaba (SP) Filipe é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Ele foi nomeado em janeiro de 2019 como assessor especial para assuntos internacionais da Presidência. Atuava como interlocutor entre Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores.

Ligado ao escritor Olavo de Carvalho e próximo aos filhos de Bolsonaro, Martins integrava a chamada “ala ideológica” do governo. Ele também se apresentava nas redes sociais como professor e analista político, mas não fazia publicações desde outubro de 2022.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, Martins foi apontado pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid como responsável por entregar a Bolsonaro a minuta de um documento que previa a prisão de Alexandre de Moraes e a convocação de novas eleições, medidas sem respaldo constitucional e que configurariam golpe de Estado.

Em 2021, Martins foi denunciado pelo Ministério Público Federal por gesto considerado racista durante uma sessão no Senado. O sinal, associado a grupos extremistas, foi classificado pela Liga Antidifamação (ADL) como expressão da supremacia branca.

No mesmo ano, a PF apontou que uma advogada tentou ocultar sua presença em depoimentos de empresários ligados à família Bolsonaro, no inquérito sobre a chamada “milícia digital”.

Martins também defendia publicamente o alinhamento com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegando a publicar fotos ao lado dele e usar expressões ligadas à extrema-direita internacional.

Com a prisão determinada por Alexandre de Moraes, Filipe Martins inicia o cumprimento da pena de 21 anos em regime fechado. A defesa promete recorrer e insiste que não houve descumprimento das medidas cautelares impostas pelo STF.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero rebate declarações de João Azevêdo sobre ter errado ao sair da base: “Prefiro estar certo com a vontade do povo”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), rebateu as declarações do governador da Paraíba,…

6 de janeiro de 2026

“Se eu tivesse participado de leilão, com certeza teria ficado do lado deles”, dispara Felipe Leitão após fala do governador

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…

6 de janeiro de 2026

41º Salão do Artesanato Paraibano projeta R$ 4,5 milhões em negócios

Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…

6 de janeiro de 2026

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Pelo menos três deputados já externaram desejo de presidir ALPB se reeleitos em 2026; saiba quem são

A corrida eleitoral para o pleito de 2026 já começou, entretanto, para alguns deputados estaduais…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464