Categorias: Política

PF: em mensagens, Cunha pede que deputado da PB atue em seu nome

PUBLICIDADE

O jornal O Globo desta segunda-feira (07) divulgou o teor de algumas mensagens, até então em sigilo, do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB). A Polícia Federal fez um relatório a partir de mensagens capturadas do telefone de Cunha, preso no âmbito da Lava-Jato, e mostra que os tentáculos do político alcançavam as mais diversas áreas. Na matéria, que pode ser lida na íntegra clicando aqui, o nome do deputado federal paraibano Hugo Motta (PMDB) foi citado como aliado do ex-deputado e que assinaria alguns papéis em favor de pedidos feitos por Cunha. Confira:

 

 Em 2012, Cunha mandou mensagem para o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) para atuar em nome dele. “Acredita-se que o ex-parlamentar (Cunha) utilizaria, supostamente, do deputado Hugo Motta, também do PMDB, para interceder na MP 561”, diz o relatório da PF. Na mensagem, Cunha digitou: “Vou pôr uma emenda para vc assinar que é do veto da 561”. Motta respondeu: “Ok, aguardo. Abs!!!”.

 

Em outra ocasião, uma assessora de Cunha chamada Claudia Medeiros enviou ao chefe um e-mail com uma minuta de requerimento e o questiona sobre a possibilidade de envio ao deputado Hugo Motta para assinatura. A mensagem foi em agosto de 2012. “Posso mandar para o Hugo Motta assinar?????”, diz a mensagem da assessora.

 

O requerimento era para o Ministério de Minas e Energia enviar informações sobre a parceria da Petrobras Bio Combustível com a Açúcar Guarani SA e o Grupo Tereos. Para a PF, o requerimento foi apenas enviado para Hugo Motta assinar. Motta informou que não se lembrava especificamente do assunto, mas que era comum conversar com os colegas sobre atividade parlamentar.

 

 O ex-deputado influenciava nomeações para cargos públicos, distribuição de propina para o PMDB e até vagas de internação de hospitais do Rio. Quando o assunto era o pagamento de vantagens indevidas, ele se garantia. “Chegou! Valeu. Agradeça lá”, escreveu o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também preso, em mensagem de 2012. “Claro, não tinha dúvidas. Aqui se atrasa, mas não falha”, responde Cunha.

As trocas de mensagens foram feitas ao longo de 2012 e estavam no celular de Cunha, que foi apreendido pela PF em buscas feitas em dezembro de 2015. O relatório foi concluído em dezembro de 2016 e enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Somente agora foi retirado o sigilo do documento. O material será encaminhado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que poderá juntá-lo a inquéritos que já estão em curso na Corte.

 

 Redação com Jornal O Globo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024