As eleições 2010 começam a se intensificar nas ruas e na mídia, mas é na Internet que os candidatos têm maior liberdade, via Legislação Eleitoral, para criar, ousar e se comunicar com os eleitores e a sociedade de forma mais intensa e ampla.
Segunda-feira, dia 13, às 13h11
O ex-vereador de João Pessoa e ex-superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael (na foto ao lado), vai realizar o twittaço #voude1311, nesta segunda-feira, dia 13, precisamente às 13h11 (este é o número dele, como aparecerá nas urnas eletrônicas). Ele pede que qualquer internauta convide 13 amigos para participar e juntos chegarem a 1.000 followers (seguidores).
Passaporte para Brasília
“Julinho” é candidato a deputado federal pela coligação Paraíba Unida 2, formada pelos seguintes partidos: PR, PSL, PT, PRTB, PRB, PCdoB, PTdoB e PHS. Se for eleito, ele encontrará terreno fértil para atuar em Brasília-DF, junto aos seus amigos pessoais José Dirceu, Aloizio Mercadante e até mesmo com a própria presidenciável petista, ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
Popularidade crescente na Web
Em recente reunião com sua equipe de campanha, o candidato a deputado federal recebeu a boa notícia de que sua popularidade nas redes sociais tem aumentado a cada dia que passa, devido ao trabalho desenvolvido por seu grupo de apoiadores.
Boa performance no Orkut e Twitter
Presente nos principais canais de comunicação via Web, Júlio Rafael recebeu um relatório técnico de suas atividades na Internet e constatou o aumento significativo no número de amigos no Orkut e seguidores no Twitter.
Preferência dos internautas
Só para se ter uma idéia, em uma consulta feita há poucos dias no medidor TweetVolume, entre candidatos a deputado federal na Paraíba, Júlio despontou como o segundo nome mais comentado entre os twitteiros.
Em 1º lugar na TVoto
Além disso, em vários momentos, ele chegou a ocupar o topo da lista do @tvoto, que é uma espécie de enquete para saber em quem os twitteiros votam para os vários cargos, nesta eleição. O nome de Júlio Rafael, aliás, se mantém sempre entre os cinco primeiros mais votados nessa rede social.
Perfil tem presença positiva
Já no Orkut, Júlio tem recebido novos amigos a todo instante. Em apenas uma semana, seu perfil ganhou mais de 60 novas adesões, num sinal claro de sua popularidade na rede. Também no YouTube, a presença do petista é muito positiva.
Lula gravou mensagem
No vídeo onde discorre sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Júlio foi assistido por quase mil internautas. Outros vídeos bem acessados do candidato do PT são a demonstração pública de carinho e amizade gravada para TV pelo presidente Lula, para servir de presente ao amigo pessoal dele, Júlio Rafael e os depoimentos do próprio político paraibano sobre sua infância.
Campanha nas redes sociais
Júlio Rafael também está presente nas redes Facebook, Flickr e Formspring. Além disso, sua página oficial na Web pode ser conferida no seguinte endereço eletrônico: www.juliorafael.com.br.
Economista e cientista político
Formado em Economia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com especialização em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Júlio Rafael Jardelino da Costa, tem 55 anos, dos quais 30 deles dedicados à militância dentro do PT.
Campinense virou pessoense
Filho de João Jardelino e Dona Terezinha, Júlio é casado há 22 anos com a professora universitária Ana Adelaide Peixoto e pai de dois filhos: Lucas e Daniel. Natural de Campina Grande, a 2ª maior cidade do Estado, abraçou João Pessoa para morar quando voltou do Mato Grosso, em 1987.
Militância desde a escola
Júlio Rafael começou sua vida política bem cedo. Ele iniciou sua trajetória política em 1980, quando foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Fundador nacional do PT
Nessa mesma época, participou ativamente do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores, também lá no Mato Grosso. Ele ainda foi fundador e militante do PT em São Paulo, do Diretório do Butantã (um dos grandes bairros da capital paulista).
Na 1ª campanha de Lula
Durante a memorável campanha das “Diretas-Já”, em 1984, Júlio participou da mobilização nacional que reforçou a volta da liberdade e da democracia ao país. Em 1989, na primeira eleição direta para o cargo de Presidente da República após a abertura política no Brasil, ele coordenou a campanha de Luis Inácio Lula da Silva na Paraíba.
Comandante partidário
Em 1990, Júlio Rafael assumiu a responsabilidade pela condução dos destinos do PT paraibano, ocupando a presidência do diretório estadual da legenda. Seis anos depois, foi eleito vereador da Capital, tornando-se líder da bancada petista na Câmara Municipal de João Pessoa (na época composta por ele, pelo hoje candidato a governador pelo Partido Socialista Brasileiro, Ricardo Coutinho e pelo atual vice-governador, Luciano Cartaxo, também do PT).
Experiência parlamentar
Na Casa de Napoleão Laureano ele foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, teve a iniciativa de criar o Conselho do Carnaval e presidiu, ainda, a Comissão de Direitos Humanos, onde também teve uma atuação marcante.
Chuvas, alagamentos e queda de muro e árvores e o aumento do nível de água…
Nesta segunda-feira (9), em entrevista à rádio CBN João Pessoa, a presidente estadual do Partido…
São João do Rio do Peixe está fechada com Cícero Lucena para o Governo do…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou na manhã desta segunda-feira (9) um acidente de trânsito…
Um incêndio atingiu uma residência no primeiro andar na manhã desta segunda-feira (9), no bairro…
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que a formação de dois palanques em…