Uma pesquisa realizada por um aluno de pós-graduação em Marketing de Dados do Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (CESREI), buscou aferir a atuação na rede social Instagram dos cinco principais pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Campina Grande durante a pandemia de COVID-19.

O trabalho que foi realizado pelo jornalista André Gomes e que teve a orientação da professora Silvana Torquato abordou a quantidade de seguidores, frequência de postagens, curtidas, comentários, taxa de engajamento e, principalmente, postagens relacionadas à COVID-19. Os pré-candidatos estudados foram: Bruno Cunha Lima (PSD), Tovar Correia Lima (PSDB), Inácio Falcão (PCdoB), Ana Cláudia Vital (PODEMOS) e Artur Bolinha (PSL).

O aluno explicou que o principal objetivo do trabalho era mostrar quanto espaço cada pré-candidato reservou no seu perfil do Instagram para falar sobre a pandemia do novo coronavirus e suas consequências. “Os dados refletem apenas o quantitativo, não fazendo juízo de valor sobre qualquer aspecto de impacto social dos perfis pesquisados”. Explicou o autor.

Com relação as postagens sobre a COVID-19, o trabalho concluiu que o perfil que mais entregou conteúdo referente a pandemia foi o do pré-candidato Tovar Correia Lima (PSDB). No feed do seu perfil ele dedicou 69% das postagens para tratar sobre o tema. Já nos stories foram 66% das postagens. Isso totaliza que 67% das suas postagens foram sobre a COVID-19 durante o período da pesquisa. Em segundo lugar vem Artur Bolinha que dedicou 65% de todas as suas postagens para tratar sobre a pandemia. Em terceiro lugar vem o pré-candidato Inácio Falcão com 54% de posts, seguido por Ana Cláudia Vital com 41%. O pré-candidato Bruno Cunha Lima foi o último colocado em números de posts sobre a Covi-19. O perfil destinou um total de 17% das suas postagens do Feed e dos Stories para tratar sobre a pandemia do novo coronavírus.

Outro dado que chamou a atenção do pesquisador foi o fato de que o pré-candidato Artur Bolinha (PSL) mesmo possuindo cerca de dois mil seguidores a menos do que a pré-candidata Ana Cláudia Vital (PODEMOS), possui quase o dobro de taxa de engajamento.

O autor explicou que a coleta dos dados relacionados as postagens sobre a pandemia foi feita de forma manual. Durante 20 dias era feita captura de tela a cada 12 horas de todas as postagens feitas pelos pré-candidatos no Instagram Stories. Com relação ao feed, as postagens foram contabilizadas entre os dias 16 de março, dia da publicação do Decreto Municipal 4.463/2020 estabelecendo o inicio das medidas de isolamento em Campina Grande até o dia 31 de maio, data de corte da pesquisa.

PB Agora

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