A Paraíba o tempo todo  |

“Pense” debate conhecimento cidadania, tecnologia e ciência

 Confirmado pelo governador Ricardo Coutinho, mais três palestrantes no Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba – Pense, que acontecerá gratuitamente na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em Tambauzinho. A primeira será a pesquisadora Helena Bonciani Nader, no próximo dia 23, às 19h. O Brasil, independente da crise que passa momentaneamente, jamais terá condições como país de assumir uma liderança em algumas áreas, a nível mundial, e dar como resultado disso uma melhor qualidade de vida, um melhor serviço e cidadania à sua população, se não olhar para ciência, tecnologia e inovação.

É o que garante a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio Garcia. Na opinião de Francilene, o Governo do Estado acertou quando inseriu, na programação do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba, a discussão do tema Ciência & Tecnologia, Conhecimento e Cidadania: o ‘admirável mundo novo’?, palestra que será proferida pela pesquisadora Helena Bonciani Nader, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “A importância dessa agenda, e o fato de estar sendo a terceira participação do “Pense”, é olhar para o futuro”, afirma.

Durante a palestra, que está prevista para as 19h, do dia 23 de agosto, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita, Helena Bonciani Nader, que também é professora titular da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora nível 1A do CNPq, além de professora e pesquisadora visitante em diversas instituições estrangeiras renomadas, laureada com inúmeras honrarias de Mérito Científico, vai fazer uma análise crítica da “Sociedade do Conhecimento” e da “Sociedade da Informação”.

Ela também abordará as vertigens, perspectivas e riscos das inovações científicas e tecnológicas; o conhecimento sequestrado; os monopólios e desigualdades: a humanidade ameaçada. Ciência e crise civilizatória: narrativas em disputa; apropriação e democratização do conhecimento: os caminhos da resistência; a rede virtuosa da cidadania: a ação social de educadores, pesquisadores, cientistas, estudantes, cidadãos; um panorama dos debates no campo das observações e reflexões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), também serão assuntos do temário que será apresentado pela palestrante.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe