Categorias: Política

Pedro, Vené e Aguinaldo estão entre os deputados que se elegeram com os próprios votos

PUBLICIDADE

 Apenas 36 dos 513 deputados federais que vão compor a Câmara na próxima legislatura (2015-2018) alcançaram o quociente eleitoral com seus próprios votos. Desses, 11 são parentes de políticos tradicionais em seus estados. Os outros 477 eleitos foram “puxados” por votos dados à legenda ou a outros candidatos de seu partido ou coligação. O número é o mesmo de 2010, quando também houve apenas 36 deputados eleitos com votação própria.

Na Paraíba, apenas o jovem Pedro Cunha Lima (PSDB), o mais votado no Estado, o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), e segundo mais votado, e o ex-ministro das Cidades Agnaldo Ribeiro (PP), conseguiram atingir o coeficiente eleitoral, e se transformaram em puxadores de votos.

Os números foram calculados pela Secretaria Geral da Mesa da Câmara. O quociente eleitoral é calculado dividindo-se o número de votos válidos no estado pelo número de vagas na Câmara a que tem direito cada estado. Na Paraíba, dos 12 deputados federais, três atingiram essa votação, ultrapassando a exigência do quociente eleitoral. Os dois mais votados são deputados federais de primeiro mandato.

O mais votado do estado foi Pedro Cunha Lima (PSDB), que alcançou os 179.886 votos. Advogado, Pedro disputou um mandato parlamentar pela primeira vez. É filho do senador e candidato a governador pelo PSDB, Cássio Cunha Lima, que ganhou no primeiro turno e disputará o segundo turno contra o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Também advogado, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) obteve 177.680 votos. Ele é irmão do senador Vital Filho, candidato ao governo do estado pelo PMDB e terceiro colocado no primeiro turno da disputa. O ex-prefeito é filho da atual deputada federal Nilda Gondim (PMDB), que foi eleita primeira suplente do senador José Maranhão (PMDB).

O empresário e ex-ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), ficou na terceira colocação entre os mais votados e se reelegeu sem precisar dos cálculos do quociente eleitoral. Obteve 161.999. Sua irmã, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) foi a segunda mais votada e se reelegeu para Assembleia Legislativa. Obteve 46.938 votos (2.35%).

Nas eleições para deputado federal na Paraíba, foram computados 1.936.819 de votos. O quociente eleitoral para garantir uma das 12 vagas na Câmara dos Deputados era de 161.402 votos. Ultrapassando esse patamar, o candidato não dependeria mais desses cálculos.

Puxadores de votos
Com 1,52 milhão de votos, Russomanno foi o deputado mais votado de São Paulo e “puxou” quatro candidatos para a Câmara: além de Fausto Pinato, ele ajudou a aleger o cantor sertanejo Sergio Reis (45,3 mil votos); Beto Mansur (31,3 mil) e Marcelo Squasoni (30,3 mil). Todos são do PRB, já que o partido não fez coligação.

O segundo colocado em São Paulo, deputado Tiririca (PR), teve pouco mais de 1 milhão de votos e elegeu sozinho dois deputados, além de si próprio: Capitão Augusto (46,9 mil votos) e Miguel Lombardi (32 mil), ambos do PR, que também não se coligou.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caixa adia sorteio da Mega da Virada para amanhã; o valor subiu para R$ 1,09 bilhão

A Caixa informou que o sorteio da Mega da Virada 2025 foi adiado para esta…

31 de dezembro de 2025

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025