A Paraíba o tempo todo  |

PEC da blindagem é ‘agressão à sociedade brasileira’, afirma senador Veneziano Vital

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) se postou ontem (17), de setembro, contrário à PEC da Blindagem (PEC 3/2021). Para o senador, a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados representa um retrocesso institucional e atinge diretamente a confiança da sociedade nas instituições.

Ainda segundo Veneziano, a medida tenta criar privilégios para parlamentares ao limitar prisões em flagrante e ao restabelecer a necessidade de autorização do Congresso para o prosseguimento de ações penais contra deputados e senadores. Ele também apontou que a previsão de prazo de até 90 dias para análise de denúncias, em votação secreta e com maioria absoluta, fragiliza o combate à impunidade.

O senador destacou que, caso avance para o Senado, votará contra a proposta. Ele reforçou que não vê sentido em permitir que parlamentares utilizem seus mandatos como instrumento de proteção pessoal diante da Justiça, já que o Congresso deve ser espaço de representação e não de blindagem.

Veneziano considera que a PEC, além de criar distorções jurídicas, pode estimular a busca de mandatos por pessoas interessadas apenas em escapar de punições legais. Para ele, trata-se de uma iniciativa que agride a sociedade brasileira e que precisa ser barrada ainda na fase inicial de tramitação no Senado.

Veja a fala de Veneziano:

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe