Categorias: Política

Patos: andamento das obras do Residencial Itatiunga

PUBLICIDADE

A prefeita Francisca Motta, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Everaldo Lima, e de Infraestrutura, Assunção Trindade, visitou recentemente o canteiro de obras do Residencial Itatiunga (Conjunto Habitacional Edmilson Motta), cujas obras irão beneficiar 770 famílias.

A prefeita destacou a importância desse empreendimento para o município e para a sua gestão. Segundo Francisca Motta, a visita foi importante para constatar o avanço das obras, que já cumpriu mais de 80% (oitenta por cento), do cronograma previsto.

“Quando assumi a Prefeitura Municipal de Patos, fui procurada pelo Banco do Brasil para fazer parte deste convênio. Assinei e autorizei de imediato à realização do que competia ao Município, por trabalharmos para diminuir o déficit habitacional em nossa cidade. Este é um conjunto modelo, com uma infraestrutura moderna, é uma obra de grande porte, que está gerando inúmeros empregos no município e trabalharemos para que outros sejam construídos em Patos, nos mesmos moldes de sustentabilidade”, ressaltou.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro José Soares de Andrade Júnior, responsável pela obra, que ressaltou detalhes da infraestrutura da obra.

“O Conjunto é composto por 770 unidades habitacionais, das quais 48 serão destinadas a pessoas com deficiência e a idosos. As casas são construídas de acordo com o padrão do Programa Minha Casa Minha Vida 2 e contam com 50 m² de área coberta. A obra já está em fase de acabamento e estamos com um efetivo de 490 pessoas trabalhando. O Residencial terá uma estação de tratamento de esgoto própria, uma caixa d’água e, um equipamento social comunitário, que pode vir a ser uma Unidade Básica de Saúde ou uma creche”, explicou.

A secretária de Infraestrutura de Patos, Assunção Trindade, falou sobre a parte técnica da obra, chamando atenção para o rigor da execução das construções.

“Esta obra, além de seu cunho social, ela é diferenciada, por seu estilo construtivo, onde todas as normas técnicas aplicáveis a uma obra de grande porte estão sendo utilizadas para a construção de cada uma das unidades habitacionais, respeitando a acessibilidade, a mobilidade e toda execução dos trabalhos e, nós estamos bastante satisfeitos por Patos está recebendo esse empreendimento com esse padrão de qualidade”, comentou.

Geração de emprego e Renda

O engenheiro José Soares de Andrade Júnior antecipou também, como a obra tem fortalecido o comércio local e a geração de emprego e renda. “Cerca de 50% da mão de obra é composta por pessoas de Patos. Com relação à logística e material, nós adquirimos no comércio local todo o material básico, ou seja, areia, pedra, tijolos, cimento, sendo que deste último, adquirimos uns 22 mil reais por semana; assim como toda parte de custeio, onde adquirimos cerca de 30 mil reais em feira e cerca de 8 mil reais em material de consumo, mensalmente”, listou o engenheiro.

A obra, que é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal, o Governo Federal e o Estado, é realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Banco do Brasil e CEHAP.

O secretário Everaldo Lima falou sobre essa parceria e comemorou o número de empregos gerados, desde o início da obra. “Este é um empreendimento diferenciado, grandioso, que está gerando emprego e renda, não só aqui no canteiro de obras, mas também no comércio, a partir dos investimentos feitos na aquisição de diversos produtos. Estamos já na parte de finalização da construção e, em breve, estaremos entregando, juntamente com o Governo Federal e o Estado, moradias de qualidade, com acesso a importantes equipamentos comunitários e com ótima estrutura de saneamento, e isso é muito importante para o Município e para a população”, destacou.

Residencial Itatiunga

O empreendimento é executado pela Construtora CRE Engenharia LTDA, com recursos na ordem de R$ 43.890.000,000 milhões (quarenta e três milhões, oitocentos e noventa reais), provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida, por meio de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

O Residencial Itatiunga localiza-se na BR 361, saída para o município de Santa Terezinha, na Zona Oeste da cidade. Cada residência possuirá 55m², sendo composta por sala, dois quartos, cozinha, área de serviço externa, banheiro revestido em cerâmica, sistema de aquecimento solar, forro em PVC e acessibilidades em todos os espaços.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025