A Paraíba o tempo todo  |

Partidos registraram apenas 17,3% de mulheres

Partidos descumpriram Lei e registraram apenas 17,3% de mulheres

A participação das mulheres em cargos eletivos ainda é irrisória na Paraíba. A Assembleia Legislativa da Paraíba, nessas eleições 2010, elegeu 30 homens e apenas 6 mulheres (16,6%). Proporcionalmente serão 5 deputados para cada deputada eleita. Na Câmara Federal, o quadro é ainda pior: apenas Nilda Gondim (PMDB) foi eleita em um total de 12 vagas de deputados federais na bancada paraibana, o que representa só 8,3%.

Um dos motivos para esse relativo fiasco no desempenho do gênero nas eleições é a falta de mulheres candidatas. Nenhum partido na Paraíba cumpriu a Lei de Cotas.

Das 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba, seis serão ocupadas por mulheres nos próximos quatro anos a partir de 2011.

Foram reeleitas as deputadas Francisca Motta (PMDB) e Olenka Maranhão (PMDB), e eleitas outras quatro novas parlamentares: Léa Toscano (PSB), Daniella Ribeiro (PP), Eva Gouveia (PTN) e Gilma Germano (PPS).

TEXTO DA LEI

A legislação eleitoral é clara e determina que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, regra que na prática objetiva incluir as mulheres na política partidária e garantir sua participação nas eleições, visto que a participação dos homens já é majoritária.
Contudo, nessas eleições 2010 já é fato que a exigência – trazida pela Lei 12.034/2009 – de “preencher”, em vez de “reservar” essas vagas não deu certo, pelo que as urnas terminaram confirmando.

 

Jornal da Paraíba

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe