A Paraíba o tempo todo  |

Partidos aliados do Planalto cobiçam os cargos federais disponíveis na PB

Enquanto o Palácio do Planalto não define como e quando vai preencher os quadros de segundo e terceiro escalões nos estados, na Paraíba as principais lideranças do PT, PMDB, PP e outros partidos aliados, especialmente quem tem mandato no Congresso Nacional, atuam fortemente em Brasília na expetativa de encaixar suas preferências.

Deputados federais e senadores da base de sustentação de Dilma não desconhecem essa tendência pela meritocracia. Quando não encontram brechas para a indicação política, procuram articular-se com os escolhidos e até fortalecer sua presença no dia-a-dia dos órgãos governamentais.

Entre os apadrinhados, boa parte pode estar no grupo de agentes públicos que tiveram seu desempenho aprovado pelo Planalto e, com isso, ganharam fôlego para continuar no cargo.

Conheça como ficam distribuídos normalmente os cargos federais na Paraíba pelos partidos da base de sustentação de Dilma: PMDB normalmente indica os dirigente da Funasa; Dnocs; Núcleo Estadual do Ministério da Saúde; Gerência Executiva do INSS (Campina Grande); Gerência Executiva do INSS (João Pessoa); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já o partido da presidenta o PT indica a Superintendência do Ibama; Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário Incra e os dirigentes dos Correios. O PP fica com as indicações para a CBTU e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). PR assume o comando da Superintendência Regional do Dnit e da Conab. PRB fica com a Superintendência de Aquicultura e Pesca.

Alguns partidos aindam desafinados com o Palácio, e correm o risco de perder os cargos federais.  Um exemplo disso é o PDT do deputado federal Damião Feliciano que em virtude de acompanhar o partido na votação contraria a MP do Ajuste Fiscal pode correr o risco de perder as indicações para a Gerencia Regional do Patrimônio da União (SPU) e a Superintendência Regional do Trabalho (DRT-PB).

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe