A Paraíba o tempo todo  |

Parlamentares paraibanos se declaram a favor de uma reforma política

Parlamentares paraibanos já se declaram a favor da reforma, mas o que acontece, no entanto, é a divergência de opiniões sobre o que deve ou não mudar no sistema eleitoral brasileiro.

Parlamentares paraibanos se declaram a favor de uma reforma política, mas divergem no que deve ou não mudar no sistema eleitoral brasileiro

Após anos de realização de discussões, o processo de reforma política volta a ter debates mais concretos no Congresso Nacional, com a formação de comissões especiais no Senado e na Câmara. Parlamentares paraibanos já se declaram a favor da reforma, mas o que acontece, no entanto, é a divergência de opiniões sobre o que deve ou não mudar no sistema eleitoral brasileiro.

Entre as mudanças que são propostas, estão o fim das eleições proporcionais para deputados e vereadores, a transformação do voto em facultativo e mudanças no tempo de duração do mandato.

Dos 12 deputados da bancada paraibana na Câmara Federal, seis foram localizados pelo JORNAL DA PARAÍBA e deram suas opiniões sobre a reforma. Todos declararam que é importante que mudanças aconteçam, mas com relação ao que deve mudar, não existe um consenso.

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) preferiu não avaliar pontos específicos que seriam mais importantes neste primeiro momento, mas comentou que é a favor da reforma.

“Eu sou plenamente a favor da reforma e acho que a população como um todo precisa de uma resposta sobre isto. Existem mais de 100 propostas tramitando, e teremos que ter um debate mais aprofundado para saber o que deve ser prioritário”, disse.

Com relação à obrigatoriedade ou não do voto, os deputados Efraim Filho (DEM) e Ruy Carneiro (PSDB) comentaram que são a favor da implementação do voto facultativo. “Poderemos ter o voto facultativo, mas, paralelamente, teremos que ter um trabalho de conscientização com os eleitores”, opinou Ruy.

Por outro lado, os deputados Benjamim Maranhão (PMDB) e Wilson Filho (PMDB) acreditam que a não obrigatoriedade seria uma perda para a população. “Existem algumas tradições no Brasil que não podem ser mudadas e o voto obrigatório é umas delas”, acredita Benjamin Maranhão.

“O voto foi um direito conquistado pela população com muita luta, acredito torná-lo facultativo tiraria um pouco do direito da população cobrar de seus representantes. Não dá para abrir mão de um direito conquistado com tanta luta por mera comodidade”, comentou Wilson Filho.

 

PB Agora

com Jornal da Paraíba

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe