Categorias: BrasilPolítica

Parlamentares da PB pedem cautela sobre adiamento de eleições

PUBLICIDADE

Devido o avanço da pandemia do coronavírus, e do futuro ainda incerto, alguns parlamentares do país já admitem a possibilidade de pedir a Justiça Eleitoral para cancelar as eleições municipais marcadas para outubro.

Na Paraíba, a bancada segue cautelosa com a possibilidade de adiar o pleito. O líder da bancada no Congresso, o deputado Efraim Filho, destacou que o debate em torno do adiamento das eleições pode esperar um pouco, visto que enquanto durar o Decreto de calamidade pública, ele é secundário. Para ele, a prioridade no momento é combater a pandemia e evitar que o vírus se espalhe.
Para o parlamentar, só após o término desse período de combate ao coronavírus, é o que Congresso Nacional poderá avaliar a necessidade de adaptação ao não do calendário eleitoral.

Esse também é o pensamento do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB]. Veneziano defende que esse assunto seja tratado posteriormente, quando se terá noção se o País conseguiu conter o coronavírus.
Para ele, a responsabilidade de todos no momento é em empreender esforços que são exigidos para combater o coronavírus. O parlamentar entende que antecipar esse debate, tira os foco das questões mais relevantes do momento que é conter o vírus. Ele ressaltou que os efeitos da pandemia do coronavírus são sentidos nos mais pobres. O Estado já computou dois casos do Covid 19 e as medidas de prevenção a proliferação do vírus tem se intensificado por parte do governo do Estado.

Diante da disseminação do coronavirus, a proposta de alterar o calendário eleitoral inevitavelmente dividiu alguns parlamentares que comungam com o pensamento de alguns deputados que querem o adiamento das eleições. O deputado Cabo Gilberto (PSL) defendeu a unificação das eleições de 2020 com as eleições de 2022, por conta do coronavírus.
– Nós defendemos a unificação das eleições, porque é melhor para a sociedade. E, com o coronavírus abalando a economia mundial e a nossa, a brasileira, era importante unificar as eleições de fato e de direito para 2022 – defende

O fato é que essa semana um grupo de deputados de outros estados, começou a discutir a possibilidade de adiar as eleições municipais de 2020 por causa do coronavírus. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro e o segundo, para o dia 25 do mesmo mês. O Congresso aprovou, nesta semana, a decretação de estado de calamidade pública para que o país possa lidar com a crise causada pela doença.

A preocupação dos deputados com as eleições é que as medidas restritivas impostas para evitar a disseminação do vírus impeçam a realização de atos previstos no calendário eleitoral, como as convenções partidárias. Além do mais, as atividades de campanha que exigem um contato mais próximo com eleitores e aglomerações de pessoas, como as convenções.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024