De 1º de fevereiro a 20 de junho, deputados apresentaram 285 projetos de lei. Ao todo, foram 1.794 iniciativas em 94 dias utéis
Balanço revela média de 3 projetos de leis ordinárias por dia na Assembleia Legislativa
A Secretaria Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado divulgou um balanço do primeiro semestre do ano. Ao todo, entre 1º de fevereiro e 20 de junho último, apresentaram 1.794 proposituras. Levando-se em conta apenas o número de 285 projetos de leis ordinárias e os 94 dias úteis desse período, o levantamento da Secretaria Legislativa aponta uma média de 3 iniciativas de leis apreciadas por dia no Legislativo Estadual.
Além das leis ordinárias, foram 5 projetos de lei complementar, 14 Medidas Provisórias, 21 projetos de resolução, 1.3335 requerimentos, 03 vetos, 62 pedidos de informação e 58 propostas de sessão especial. Um dos projetos de lei complementar aprovados no primeiro semestre foi de autoria da deputada estadual Léa Toscano (PSB), que cria a Região Metropolitana de Guarabira.
No âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, foram apreciadas pela constitucionalidade 12 Medidas Provisórias encaminhadas pelo Poder Executivo para apreciação e votação dos deputados estaduais.
Entre os projetos de leis ordinárias apreciados no primeiro semestre, depois de parecer favorável da CCJ, estão o da deputada Francisca Motta (PMDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade do poder público realizar perícia anual em barragens, pontes e prédios públicos do Estado e sua publicação no Diário Oficial. Também foi iniciativa da deputada o projeto que determina que 10% das vagas das empresas com fins lucrativos, beneficiadas por incentivos fiscais dados pelo Estado, devem ser reservadas ao primeiro emprego.
Já o projeto do deputado Raniery Paulino (PMDB) apresentou projeto de lei que obriga prédios públicos construídos com recursos do Governo do Estado da Paraíba a ter em suas dependências obras de arte de artistas paraibanos. Também foi de sua iniciativa o projeto que obriga a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba a realizar Campanha de Esclarecimentos sobre a Qualidade de Água. Assim como o que obriga a impressão do Calendário Oficial de Vacinação na contracapa dos cadernos distribuídos gratuitamente aos alunos das escolas públicas estaduais.
O projeto que institui programa de parcelamento de débitos de emplacamento de veículos automotores no Estado da Paraíba foi de autoria do deputado estadual Trócolli Junior (PMDB). E o que autoriza o Poder Executivo Estadual, a conceder isenção na expedição de 2ª via de documentação, taxa de prestação de serviço e multa de trânsito foi de autoria do deputado estadual Márcio Roberto (PMDB).
O deputado Gervásio Maia (PMDB) tem entre suas iniciativas do primeiro semestre o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas prestadoras de serviços de assistência médico-hospitalar (Planos de Saúde) informar diretos e detalhamento do serviço do serviço contratado ao consumidor em suas faturas mensais. Outro projeto do deputado peemedebista, se sancionado pelo Executivo, obriga bancos, agências bancárias, correspondentes bancários e similares a disporem de divisórias nos caixas de atendimento. Em outra iniciativa Gervásio quer que esses estabelecimentos sejam obrigados a dispor de banheiros sanitários para os seus clientes em atendimento.
Ascom ALPB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Se vivo estivesse, Luiz Gonzaga estaria completando 113 anos. Para celebrar o que seria o…
O governo dos Estados Unidos retirou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes…
Um reservatório de água localizado no bairro Açude, em Santa Rita, na Grande João Pessoa,…
Procurados da Justiça por tráfico de drogas, roubo, estupro, posse ilegal de arma e lesão…
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros…
Um homem foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (12) no bairro de Gramame, em João…