O superintendente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) da Paraíba, Lucélio Cartaxo (PT, na foto ao lado), está estimulado a celebrar novas parcerias com a prefeitura municipal de João Pessoa, a partir do próximo ano. Ele é irmão do atual vice-governador Luciano Cartaxo, deputado estadual diplomado (do mesmo partido).
Integração de trens com ônibus
Um dos projetos que poderão ter rápido andamento em 2001 será o projeto de integração dos transportes coletivos urbanos da Capital, juntando-se os vagões de passageiros hoje utilizados pela CBTU no trajeto Santa Rita-Bayeux-João Pessoa-Cabedelo como parte da malha rodoviária disponibilizada para os moradores da Área Metropolitana desses municípios circunvizinhos.
Cartaxo dialoga com prefeitura
Para tanto, Lucélio está disposto a discutir com o prefeito Luciano Agra (PSB) a viabilidade técnica e econômica da implantação do chamado metrô de superfície, a exemplo das linhas que já existem na cidade do Recife-PE, há mais de 30 anos, interligando o terminal de passageiros localizado no bairro do Curado até o centro da “Veneza Americana”.
Veículo Leve sobre Trilhos
No nosso caso, seriam empregados meios de transporte mais modernos, no caso o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que é mais rápido, mais eficiente e tem um custo de manutenção muito mais baixo, do que os sistemas atualmente utilizados no Brasil, resquício patrimonial dos antigos trens da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A).
Revitalizando o Varadouro
Essas conversações podem começar pelo projeto de ambas as instituições que estão sendo levados a cabo no bairro do Varadouro, onde funciona a estação de passageiros da CBTU no Centro Histórico da Capital, objeto das obras do chamado PAC Sanhauá, que cuida da revitalização da antiga zona alfandegária do desativado porto do Capim.
Obra não é megalomaníaca
Cartaxo chega até mesmo a fazer um resgate da idéia defendida pelo ex-deputado federal Avenzoar Arruda (ex-PT, hoje filiado ao P-Sol), quando ele disputou o cargo de prefeito municipal, em 2004, que previa a construção de uma linha férrea ligando os distantes bairros do Valentina de Figueiredo e Mangabeira à lagoa do parque Solon de Lucena, no comércio central da cidade.
Muitos carros para poucas ruas
Na época, o então candidato petista foi tachado de “louco”, “maluco”, megalomaníaco e outros adjetivos de caráter pejorativo, mas atualmente, Lucélio acredita que esta sugestão dele é válida, bastante contextualizada na conjuntura atual, onde existem muitos carros para poucos espaços nas ruas, gerando freqüentes congestionamentos por toda parte da Capital.
Reativação de antigas ferrovias
Lucélio também me disse que há projetos em nível de Governo Federal sendo desenvolvidos no sentido de reativar antigos trechos abandonados pela CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste), sucessora da extinta RFFSA, sobretudo no interior do Estado, principalmente se for realmente autorizada a construção de um ramal da Transnordestina passando por dentro da Paraíba.
Governo Federal admite Transnordestina
Essa hipótese chegou a ser cogitada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua recente visita às obras de construção do maior túnel subterrâneo destinado à transposição das águas do rio São Francisco, que começa em Mauriti-CE e termina em São José de Piranhas, já em território do Sertão paraibano.
Reconstruindo todos os ramais
Para isso teriam que ser praticamente reconstruídos todos os antigos ramais e entroncamentos para baldeação utilizados regularmente para transporte de cargas e passageiros até o final dos anos 1970, aqui no Estado, que foram sendo pouco a pouco totalmente desativados, substituídos pela modalidade rodoviária, através de ônibus, carretas e caminhões.
Sufoco no Expresso Forroviário
Um triste exemplo do atual estado de má conservação das ferrovias administradas pela CFN é dado anualmente pelo deslocamento de uma máquina de tração (locomotiva) e um, dois ou mais vagões de passageiros ornamentados com adornos festivos, destinados ao percurso do Expresso Forroviário, que faz viagens turísticas no mês de junho, entre a cidade de Campina Grande o distrito de Galante.
Apenas a 10 km por hora
Da última vez em que isso foi feito, agora em 2010, foram necessárias 12 horas de viagem em baixíssima velocidade (10 km por hora), acompanhada de perto por equipes técnicas de engenharia, que seriam usadas imediatamente, se houvesse necessidade de evitar algum tipo de descarrilamento, dado ao péssimo estado de conservação dos trilhos de ferro e dormentes de madeira existente ao longo do trajeto (cerca de 120 km).
Somente o porto movimenta cargas
O único trecho onde as linhas de trem não estão deterioradas é justamente o percurso entre Santa Rita e Cabedelo, utilizado diariamente das quatro horas da manhã até as sete da noite, quando o controle operacional delas é repassado pela CBTU para a CFN, que usa vagões de cargas direcionados para o porto de Cabedelo, durante o restante do horário, madrugada adentro (das 19h00 às 04h00).
Há 30 anos sem investimentos
Outra recente preocupação de Lucélio Cartaxo é com a crescente onda de violência verificada no entorno da estação do Alto do Mateus (um dos três terminais de passageiros construídos pela atual gestão da companhia, depois de mais de 30 anos sem ser erguido nenhum ponto de apoio ou parada estratégica de composições ferroviárias).
Reforçando a segurança
Na semana passada, ele procurou pessoalmente o coronel Carlos Américo, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado no centro da cidade, para solicitar reforço de viaturas e efetivos naquela localidade da Zona Oeste da Capital, que tem sido palco de constantes tiroteios, assaltos, brigas de gangues e assassinatos, nos últimos meses.
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…
A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…