Foto: Reprodução/Agência Câmara
O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) está entre os principais nomes cotados para relatar o projeto de isenção e reformulação do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo site da CNN nesta quarta-feira (19), indicando que o presidente Lula (PT) teria inclusive demonstrado preferência pelo parlamentar para a função.
Além de Aguinaldo, os deputados Pedro Paulo (PSD-RJ) e Rubens Júnior (PT-MA) também aparecem como possíveis relatores. A escolha é considerada estratégica, já que o governo busca um nome com capacidade de diálogo para reduzir a resistência da oposição à proposta.
Aguinaldo Ribeiro se destaca pela experiência na relatoria da Reforma Tributária — uma das pautas econômicas mais complexas do país — e pelo trânsito político entre diferentes espectros ideológicos. Essa habilidade pode ser determinante para viabilizar um consenso sobre o projeto.
O principal desafio da proposta está na forma de compensação financeira para a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que pode chegar a R$ 5 mil. Enquanto partidos conservadores apoiam a isenção, há resistência às medidas sugeridas pelo governo para equilibrar a arrecadação.
O governo federal tem pressa em aprovar a iniciativa ainda no primeiro semestre na Câmara. No Senado, a expectativa é de um ambiente mais favorável à tramitação do texto encaminhado pelo Palácio do Planalto.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…
Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…