O advogado e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Olímpio Rocha, foi uma das primeiras lideranças políticas do país a reagir formalmente ao caso envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master.
Poucas horas após a repercussão nacional das denúncias e da divulgação de áudios sobre a solicitação de recursos milionários para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, Olímpio protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação pedindo investigação do caso.
Na ação, o paraibano solicita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apure possíveis crimes como tráfico de influência, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e eventuais ilícitos eleitorais.
Segundo Olímpio Rocha, os fatos extrapolam a esfera de um simples patrocínio privado e precisam ser esclarecidos com profundidade pelas autoridades.
“Não estamos diante de um simples patrocínio cultural. Estamos falando de um senador da República pedindo dinheiro milionário a um banqueiro investigado em um dos maiores escândalos financeiros recentes do país”, afirmou.
O advogado também questionou a natureza da relação entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, além da origem dos recursos envolvidos nas negociações para a produção audiovisual.
“O Brasil precisa saber se estamos diante de patrocínio privado ou de tráfico de influência embalado como produção cinematográfica”, declarou.
Na petição encaminhada ao STF, Olímpio pede ainda que sejam requisitados áudios, mensagens, contratos, registros bancários e comunicações entre os envolvidos, além do eventual compartilhamento de informações com órgãos como Coaf, Banco Central e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o pré-candidato do PSOL, a condição de senador de Flávio Bolsonaro justifica a competência do STF para conduzir a análise inicial do caso.
“Flávio Bolsonaro precisa explicar se pediu esse dinheiro como produtor de cinema, como filho de Bolsonaro ou como senador da República”, disse.
O caso ganhou repercussão nacional após a divulgação de gravações em que Flávio Bolsonaro aparece cobrando repasses financeiros para a conclusão do filme “Dark Horse”, inspirado na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador nega irregularidades e afirma que buscava apenas financiamento privado para o projeto audiovisual.
Redação