Categorias: Política

Paraíba vira moeda de troca para fortalecer Pernambuco

Conforme divulgamos aqui em primeira mão, Pernambuco vai mesmo receber outra montadora. Depois da Fiat, agora será a vez da Volkswagen instalar unidade no vizinho estado. Até aí, tudo bem, Pernambuco merece. Até porque tem um governador que, realmente, sabe conquistar.

O que mais irrita os paraibanos é o fato de, mais uma vez, a Paraíba ficar a reboque de Pernambuco. E, desta vez, com um agravante: a denúncia que fizemos foi confirmada e Pernambuco, lamentavelmente, considera a Paraíba uma simples ‘moeda de troca’, com a subserviência, conivência, dependência, aceitação do nosso governador Ricardo Coutinho.

Pois não é que Eduardo Campos, o todo-poderoso do PSB, usou a Paraíba em reunião no último dia 10 de outubro com representantes da montadora no Brasil e na Alemanha, em Recife, durante um jantar, para ter o investimento confirmado em seu estado? Que triste sina essa nossa… Fomos usados da pior forma possível.

É mesmo que eu estar vendo: “Não se preocupe, Eduardo, pode incluir o apoio da Paraíba quando for negociar com a Volks. Lá eu determino e eles tem que aceitar. Diga que a Paraíba não será entrave para que Pernambuco consiga mais um investimento. Com o povo de lá eu me viro. Use a Paraíba à vontade na sua negociação”. Lamentável mesmo.

Segundo o jornal Valor Econômico, de São Paulo, a Volkswagen chegou até a manter contato com outros estados, mas acabou por optar por Pernambuco, que ofereceu melhores condições – inclusive a garantia de que teria apoio dos governadores da Paraíba e do Ceará. Provavelmente, a Volks nem manteve contato com a Paraíba, depois de receber um aval desses…

A manchete do Jornal Correio da Paraíba desta quarta-feira, dia 26, um dia após denunciarmos aqui a manobra, não deixa dúvidas: “Depois da Fiat, PE briga pela Volks, com apoio da Paraíba”. Precisa dizer mais?

O discursozinho de que a Paraíba vai sair ganhando, pois ficará com as sobras de Pernambuco (falam que alguns empregos poderão ser recrutados aqui) é muito pouco para o que estamos acostumados a ver em outros estados. Precisamos de um governador que saiba defender nosso estado com unhas e dentes. Não que continue entregando ele de bandeja, de graça (ou será que não é de graça, hein?).

Em tempo: é bom lembrar o exemplo do Senador Vital do Rêgo, que arrumou dois grandes inimigos para o resto da vida (Rio de Janeiro e Espírito Santo) por defender os estados não produtores do petróleo, quando da elaboração do seu relatório sobre o novo modelo de partilha dos royalties do pré-sal. É bom que se registre…

Como diria Silvio Santos em relação ao nosso governador: “Que coisa!!!”.

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026