Paraíba terá Frente Parlamentar de proteção aos pets, na ALPB

PUBLICIDADE

Com 80,5 mil animais nas ruas da Paraíba, os deputados estaduais aprovaram a criação da Frente Parlamentar de Proteção, Bem-Estar e Direito dos Pets, de autoria da deputada Rafaela Camaraense (PSB). A Frente tem por objetivo apoiar e articular a apresentação e aprovação de proposições legislativas de interesse da comunidade animal, atuando em parceria com os movimentos sociais e com as Organizações Não Governamentais.

“O trabalho da Frente será o de estimular a implantação de uma política pública de atenção aos animais no Estado, com apresentação de projetos e atividades educativas ao longo da Legislatura. Podemos citar como exemplos ações de controle populacional, vacinação contra viroses para animais de rua e a criação ou fortalecimento de Órgãos Administrativos de fiscalização para o combate a crimes contra os animais”, explicou a deputada.

Para ela, a questão dos animais de ruas é um grave problema no Estado que, além de causar sofrimento aos bichos, por conta da situação de fome, frio, sede e violência, a questão também faz com que haja proliferação de zoonoses, afetando diretamente a saúde das pessoas. “Esta Casa precisa participar e mediar o debate para minimizarmos esse problema social”, afirmou.

Uma vez formada a Frente Parlamentar de Proteção, Bem-Estar e Direito dos Pets, a Assembleia Legislativa, juntamente com outras autoridades, poderá fomentar debates, reuniões, seminários, audiências e fóruns regionais, bem como promover campanhas e políticas públicas que visem à tutela dos direitos dos animais.

Sessão Especial – Os deputados aprovaram ainda o pedido apresentado por Rafaela Camaraense para realização de uma sessão especial que vai discutir a política estadual de castração animal no estado da Paraíba. “Vamos debater com a sociedade, ONGs, protetores, prefeitos e Governo do Estado a elaboração de uma política de castração. Precisamos discutir esse tema para encontrarmos saídas que garantam o controle populacional, diminuir sofrimento de gatos e cachorros e reduzir proliferação de doenças”, destacou Rafaela.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro: Botafogo-PB bate o Remo e mantém invencibilidade na Série C

Em partida válida pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebeu…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Nacional do PT se reúne nesta segunda-feira e deve colocar pedra em imbróglio envolvendo futuro da sigla em JP

Uma reunião da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) agendada para amanhã, segunda-feira (06),…

5 de maio de 2024

Padre Reginaldo Manzotti é a primeira atração confirmada para a Festa das Neves 2024, em João Pessoa

A Festa das Neves de 2024, em João Pessoa, já tem sua primeira atração confirmada:…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024