Categorias: Política

PB é o 1º estado com mais candidaturas femininas ‘laranjas’

PUBLICIDADE

Nas eleições municipais de 2016, 16.131 candidatos não tiveram nem um voto sequer – nem o próprio. De cada dez dos “sem-votos”, nove eram mulheres (14.417 candidatas). Os dados foram obtidos graças à ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já tinha o “fenômeno” sob seu radar e pediu que a justiça eleitoral fizesse o levantamento. Na Paraíba, foram 838 candidatas com votação zerada, visando combater essa realidade o Estado terá um disque-denúncia para atender casos como estes em 2020.

Para a ministra Luciana Lóssio não há dúvida de que se trata de um novo tipo de fraude eleitoral que agrava ainda mais a já escassa representatividade feminina nesta área: são as “mulheres-laranja” da política. A atual legislação eleitoral determina que, com o fim das coligações já nas eleições proporcionais deste ano, os partidos políticos devem reservar 30% de suas candidaturas para as minorias (quase sempre mulheres). A regra vale para as disputas federal, estadual e municipal, e tem despertado a atenção dos órgãos fiscalizadores.

Um levantamento com dados da Justiça Eleitoral apontou que a Paraíba ocupou o primeiro lugar em candidaturas femininas que não receberam nenhum voto no último pleito municipal. O fenômeno negativo mostrou que pelo menos 23% das 3.601 candidatas ao cargo de vereadora não votaram sequer nelas mesmas. A cidade com o maior número de mulheres proporcionalmente sem registro de votos está localizada no Sertão. Com menos de cinco mil habitantes (IBGE/2010), Maturéia teve 92% de suas candidatas zeradas nas urnas. Foram 12 postulantes, sendo que 11 não registraram votos e a restante teve um único apoiador.

Por motivos como esse, o Brasil tem baixa presença feminina no poder e ocupa a 152ª posição na lista de 192 países que medem a representatividade na Câmara dos Deputados, divulgada pela Inter-Parliamentary Union (uma organização internacional dos parlamentos dos estados soberanos).Apesar de as mulheres representarem 52% do eleitorado no país, apenas um Estado (Rio Grande do Norte) e 12% dos municípios são governados por mulheres.

Iniciativas de combate- A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), através da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres, lançou a campanha “Laranjas Não!”. Uma forma de colaborar e buscar discussões para evitar que partidos e coligações utilizem candidaturas falsas de mulheres para preencher a cota de 30% de participação feminina nas eleições municipais. Uma audiência pública será realizada para reforçar o debate e coibir a prática.

“Logicamente que todo mundo que entra numa disputa, entra achando que ganha. Mas sabemos que muitos partidos ainda não dão o devido valor as candidaturas femininas. A destinação de recursos dos fundos partidário e de campanha para mulheres vai ajudar muito, como já ajudou nas eleições de 2018, em que aumentou o número de candidatas. Mas eu espero que tenha reflexos nos resultados e não apenas no número de candidaturas”, comentou a deputada estadual Camila Toscano (PSDB).

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motociclista bate em ônibus na via que dá acesso ao bairro Geisel, em João Pessoa

Um acidente foi registrado nas primeiras horas desta quinta-feira (02), quando um motociclista colidiu na…

2 de maio de 2024

Mais de 300 vagas em concursos públicos e seleções estão abertas na PB; veja detalhes

Se você está a procura de um concursos público, saiba que a Paraíba tem seis…

2 de maio de 2024

Veja onde e quem pode se vacinar hoje contra influenza em João Pessoa

Você que ainda não se vacinou contra influenza em João Pessoa deve procurar o serviço…

2 de maio de 2024

Vereador afirma que Câmara de Campina passa por um momento muito difícil

Em entrevista à imprensa campinense o vereador Olímpio Oliveira (Podemos) afirmou na última terça-feira na…

2 de maio de 2024

Homem é morto perto de igreja durante missa, no bairro dos Estados, em João Pessoa

Nem mesmo os cultos de oração, conseguiram comover os suspeitos de matar um catador de…

2 de maio de 2024

Secretário de Bruno que preside o União Brasil reafirma confiança na permanência do presidente da CMCG na base de situação

Em entrevista recente ao Podcast MrCast, Asfora Neto, Secretário de Educação de Campina Grande e…

2 de maio de 2024