Categorias: Política

Paraíba 2026: o tabuleiro político em ebulição!

Física: ao mesmo tempo, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.

Assim também ocorre na política. Em alguns estados brasileiros, a rota para as urnas já vai se desenhando; na Paraíba, esse fenômeno acompanha o curso da urgência e das circunstâncias.

O atual prefeito da capital, João Pessoa, Cícero Lucena, de maneira corajosa, tomou uma decisão firme: saiu do grupo do governador João Azevêdo, desfiliou-se do Progressistas (PP) e decidiu seguir novos rumos. Não é pouca coisa. As pesquisas recentes mostram Cícero encabeçando cenários com números consideráveis. A meu ver, ele vai tomando a forma de um chiclete: está grudado na boca e nas mãos do povo paraibano.

A ala progressista, sobretudo a família Ribeiro, que há mais de meio século atua na política estadual, não gostou da decisão de Cícero. E não sem razão: a escolha do prefeito afeta diretamente as pretensões do vice-governador Lucas Ribeiro, que sonha com um voo livre até o Palácio da Redenção. Mas Cícero já montou em seu cavalo selado e deu as primeiras cavalgadas rumo ao desafio.

É natural que Lucas Ribeiro opte pela candidatura ao governo. Também é natural que Cícero Lucena aspire o mesmo cargo, afinal, já está no segundo mandato como prefeito e, lá atrás, deu sinais de que esse seria o passo seguinte. A família Ribeiro, acostumada a navegar por cargos legislativos, agora terá de mostrar a que veio na política executiva. A hora da prova chegou.

O governador João Azevêdo, ao que tudo indica, deixará o cargo em abril do próximo ano para disputar uma vaga quase certa no Senado. Com isso, Lucas Ribeiro terá seis meses com a máquina estadual em mãos para consolidar sua candidatura, um privilégio ímpar. Já Cícero, ao contrário, dependerá do que já demonstrou em sua administração na capital, que tem sido bem avaliada.

A Paraíba, em 2026, comportará até três candidaturas fortes ao governo, embora quatro nomes estejam hoje no jogo: Cícero Lucena, Pedro Cunha Lima, Efraim Filho e Lucas Ribeiro. Um deles deverá ceder no caminho, restando três gladiadores na arena.

Não se deve subestimar a esperteza da família Morais. O pai, Efraim Morais, é um tigre velho, experiente e ainda muito influente no interior. O filho, Efraim Filho, atual senador, é cria desse tigre e sabe arregimentar forças nas grandes cidades, como João Pessoa e Campina Grande. Alinhado à direita bolsonarista, ele já deve garantir algo em torno de 25% do eleitorado fiel a esse campo ideológico. Com nomes como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (forte pré-candidato à Presidência) puxando votos, Efraim Filho tem tudo para ganhar fôlego até a porta do Palácio da Redenção.

Na verdade, a disputa na Paraíba de 2026 está se moldando como um clássico de primeira divisão. O campo será duro, as torcidas apaixonadas e os lances inesperados.

Quem viver, verá!

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026