Categorias: Política

Presidente do TRE/PB orienta candidatos a evitar infringir medidas sanitárias na PB

PUBLICIDADE

Os candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores nas eleições deste ano, na Paraíba, devem ficar atentos ao que determina o protocolo do Novo Normal, emitido quinzenalmente pelo Poder Executivo, e evitar infringir as medidas sanitárias vigentes, durante esse período de pandemia. O alerta é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Zeca Porto, que atentou, durante entrevista, que cada um deve fazer sua parte.

De acordo com ele, a Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte no combate à disseminação do vírus, seja providenciando Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) para membros, servidores, auxiliares e mesários, seja preparando protocolos de atendimento, de organização de filas de eleitores, de cuidados na hora da votação, mas, no tocante às aglomerações, quem é responsável pela fiscalizações são os órgãos de saúde.

“Estamos nos reinventando para fazer acontecer a eleição com a maior segurança possível. Quanto à eventual aglomeração causada por candidatos no âmbito de atos eleitorais, o que a população precisa compreender é que a Emenda Constitucional nº 107/2020, expressamente proíbe a Justiça Eleitoral de limitar atos de propaganda eleitoral. Isso só poderá ser feito se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional. Então, a Justiça Eleitoral não tem competência para regulamentar isso, porque envolve órgãos de saúde. No estado da Paraíba, temos o Plano Novo Normal/PB, atualizado quinzenalmente, e o Protocolo Sanitário Eleições Municipais 2020, emitidos pelo governo do Estado. Ali estão estabelecidas as regras que devem ser observadas pelos candidatos e Partidos. Então, via de regra, a fiscalização quanto ao cumprimento das regras sanitárias fica a cargo do Poder Executivo, com apoio da vigilância sanitária dos municípios e da Polícia Militar (PM)”, relatou.

Ainda conforme o presidente, se houver  descumprimento das medidas, o candidato pode ser enquadrado na tipificação do crime previsto no art. 267 do Código Penal. Ele ressalta que sempre existe a possibilidade, também, de atuação do Juiz Eleitoral no âmbito do seu poder de polícia. A entrevista do presidente está publicada no site do TRE/PB

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB Agora/Datavox para Ingá: Jan de Manoel da Lenha lidera com 41,1% dos votos contra 21,8% de Nego do Transporte

Pesquisa do Instituto Datavox, divulgada pelo PB Agora nesta segunda-feira (13), revela que o pré-candidato…

13 de maio de 2024

Durante as chuvas no RS, Congresso derruba parte de veto ao PL do Veneno; confira como votaram os deputados paraibanos

O portal Congresso em Foco trouxe um levantamento, onde destaca que na última quinta-feira (9),…

13 de maio de 2024

Em meio a imbróglio, lideranças com histórico de apoio a Romero se posicionam a favor de Bruno e Veneziano

Recentemente movimentações políticas vem tomando conta da cidade de Campina Grande. na última sexta-feira (10),…

13 de maio de 2024

Governo federal publica nova MP com crédito de R$ 12 bi para o RS

Enchentes no Sul. O governo publicou no último final de semana no Diário Oficial da…

13 de maio de 2024

Mulher é vítima de tentativa feminicídio por ferimento a faca no Centro de Patos

Mais uma tentativa de feminicídio foi registrado na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba…

13 de maio de 2024

Com retorno de chuva forte no RS, população é orientada a buscar áreas seguras

Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do…

13 de maio de 2024