Por pbagora.com.br

A proposta de prorrogar o mandato de presidente, governadores, senadores e deputados conta com a simpatia velada de tucanos e “demos” que têm eleições duras pela frente, informa hoje o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete. A proposta foi apresentada ontem pelo líder do PR na Câmara, Sandro Mabel (GO).

Pela proposta, os mandatos seriam prorrogados em dois anos, o que permitiria a unificação do calendário eleitoral em 2012. Hoje, há um intervalo de dois anos entre as eleições municipais e o pleito para presidente, governador, deputado e parte do Senado.

O “Painel” informa ainda que o súbito interesse de alguns integrantes da cúpula do PMDB na proposta de terceiro mandato tem o objetivo de evitar que a incerteza provocada pelo tratamento de Dilma Rousseff (PT) –que enfrenta um câncer linfático– precipite uma debandada rumo à candidatura José Serra (PSDB) em alguns Estados.

A coluna diz as duas únicas novidades que podem ser incorporadas nas eleições de 2010 são o fim da verticalização das coligações e a fidelidade partidária imposta pelo TSE se ficar a prevalecer a imagem de que a reforma política não vai avançar.

Folha

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Prefeito de Juazeirinho renuncia candidatura e anuncia vice no seu lugar

Após indeferimento do registro de sua candidatura, o prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias (Avante) anunciou no início da tarde deste sábado (24), durante entrevista na Rádio Juazeiro FM, a renúncia…

Opinião: a disputa pela PMJP e a indefinição sobre encarar a cruz do confronto ou apostar na espada das propostas

Faltam pouco mais de 20 dias para a realização das eleições municipais e cada dia é precioso em busca de conquistar novos votos e apoiadores, sobretudo na capital paraibana que…