Categorias: Política

Ouvidora da Saúde sob suspeita

Evangélica fervorosa, Diana Flávia Cavalcante é a Ouvidora da Secretaria de Saúde da Paraíba. Tem a missão de acompanhar todos os reclames e todas as denúncias referentes ao setor no Estado. Inclusive as que pesam contra ela mesma.

 

Pois bem. Documentos recolhidos por usuários do SUS na Paraíba revelam que Diana Flávia Cavalcanti tem o péssimo hábito de usar a estrutura da Ouvidoria em favor da Ordem dos Pastores Batista do Brasil, secção Paraíba, da qual ela é tesoureira.

Não por menos, conforme circulares em posse do colunista, fez do telefone 0800 da Ouvidoria, usado para atendimento ao público, o canal principal para que os pastores inadimplentes quitassem suas pendências financeiras junto ao órgão.

É o que revela, por exemplo, circular que ela enviou para os “caríssimos irmãos” informando que a Tesouraria da Ordem atende pelo telefone 0800-083-500, simplesmente o número de atendimento ao público da Ouvidoria!!

Numa das circulares, de posse do colunista, a Ouvidora de Saúde do Estado diz: “Comunico aos senhores pastores que a tesouraria da Ordem está atendendo pelo 08000835000 pela manhã…Ficarei no aguardo dos senhores para a quitação dos valores referentes à anuidade de 2006 e de 2005 para aqueles que ainda não fizeram”.

Em outra ocasião, Diana assinala: “Informamos que já estamos de volta e que o 0800-083-5000 está funcionando pela manhã para atender aos pastores que tem uma pendência financeira com a Ordem, ou queira se informar quanto às atividades do órgão”.

Ora, sabendo que o Brasil é um país laico e a Constituição não obriga crença religiosa, é difícil compreender que isso seja feito sob à luz da lei ou da ética.
Além de usar abertamente o telefone da Ouvidoria da Saúde, que pode estar sendo ocupado para outros fins que não o par qual foi concebido, cópias de telegramas mostram que Diana Flávia Cavalcanti mandou, pela Ouvidoria, telegramas fonados para membros da Ordem convocando para reuniões da instituição.

Boleto bancário emitido pela Empresa Brasileira de Correios E Telégrafos, de nº 10249980000023325, revela cobrança a Diana Flavia Cavalcanti por telegrama enviado pelo telefone 3218-7475, do gabinete da Ouvidora.

No telegrama, enviado para Emildison Cavalcanti Júnior o texto: “Reunião sexta-feira próxima às 16hs na Convenção. OPBB-PB.”

Diana Flávia Cavalcanti foi nomeada para Ouvidoria da Saúde no governo Maranhão II pelo então secretário de Saúde, José Maria de França. Continuou no cargo até o governo Cássio, sendo exonerada logo após.

A Ouvidoria ficou livre de Diana por algum tempo até que o governador José Maranhão, dentro da intenção de “reconstruir” o Estado, nomeou-a no dia 16 de abril deste ano, conforme ato 4.548 publicado no Diário Oficial do Estado.

 

Por isso, se precisar usar o telefone da Ouvidoria de Saúde do Estado para fazer qualquer reclamação ou pegar informação e encontrar o 0800 ocupado não se exaspere. Pode ser apenas um pastor da Igreja Batista tentando negociar seus débitos junto à tesoureira da Ordem.

 ***Clique nos documentos para melhor visualização

Últimas notícias

Consulta sobre o abono salarial 2026 é liberada a partir de hoje

Foi liberada hoje (5), aos trabalhadores a possibilidade de já poderem consultar se têm direito…

5 de fevereiro de 2026

Vitória contra o Confiança-PB embala o Serra Branca para sequência difícil no Paraibano 2026

Com 12 pontos, e no G4 o Serra Branca segue firme na briga pela classificação…

5 de fevereiro de 2026

MP recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu um parecer contrário à concessão de um habeas…

5 de fevereiro de 2026

 Motociclista morre após colisão com carro na BR-230, em Campina Grande

Mais uma vítima do trânsito. Um motociclista de 26 anos, identificado como Bruno Cavalcante, morreu…

5 de fevereiro de 2026

Jantar de Lula a deputados tem pirarucu, torta de chocolate e ‘Disparada’

O jantar oferecido na noite desta quarta-feira (04)) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao…

5 de fevereiro de 2026

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na 7ª no Brasil com os melhores indicadores de Mercado

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

5 de fevereiro de 2026