Categorias: Política

Os últimos atos da PM

PUBLICIDADE

O coronel Fernando Monteiro (na foto ao lado), atual subcomandante-geral da Polícia Militar, está anunciando – além da “Operação Verão”, lançada na 4ª feira passada pela manhã, durante solenidade presidida pelo comandante-geral, coronel Wilde Monteiro, no Busto de Tamandaré, localizado na confluência das praias de Tambaú e Cabo Branco – mais outras realizações da corporação, antes de ser feito o ato solene da passagem de comando da tropa, no próximo dia 1º de janeiro de 2011.

Soldados na Força Nacional

Hoje, cerca de 60 policiais militares da Paraíba estão atuando pela Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça do Governo Federal, colocados à disposição do comando-geral da FNSP em três Estados da federação, onde existe a necessidade urgente da presença de efetivo especializado em situações de crise: Roraima, Mato Grosso e Pará.

Nova mega-operação no Rio

A respeito disso, o coronel Fernando acha que quando for finalmente deflagrada uma operação policial de grande porte, com a atuação em conjunto da PM carioca, ao lado dos soldados do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra do Brasil e também da Brigada de Pára-quedistas do Exército Nacional, nas favelas da Rocinha e Vidigal, ambas localizadas nos morros do Rio de Janeiro, a experiência – do ponto de vista estritamente militar – será muito mais difícil de realizar do que tudo que já aconteceu em termos de combate armado ao narcotráfico, até os dias de hoje.

Na Rocinha será bem pior

Pela experiência que possui como oficial-combatente, ele acredita que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) implantada no complexo de favelas da Vila Cruzeiro e do morro do Alemão foi apenas um laboratório de testes, diante dos maiores desafios que ainda estão por vir, já que os bandidos aprenderam a usar novas táticas de guerrilha urbana, diante do potente arsenal empregado pelas forças de segurança do Estado, conseguindo fugir bem diante dos olhos e braços da Lei.

Delegacia Conjunta em Mangabeira

Voltando a tratar de ações planejadas pela PM em defesa do cidadão pessoense, o coronel Fernando confirmou que o prédio onde funcionou o antigo Fórum de Mangabeira, sediará mesmo uma Delegacia Conjunta da Polícia Civil com um Posto Avançado da Polícia Militar, já a partir do início do próximo ano, quando o comando-geral da corporação já tiver sido passado oficialmente para os coronéis Euller de Assis Chaves e Washington França da Silva (respectivamente titular e adjunto do cargo).

Treinamento contra terroristas

Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol promovida pela FIFA, aqui no Brasil, a ser realizada em 2014, o Grupamento de Ações Táticas Especiais da PM/PB iniciou um planejamento interno para renovação e atualização dos seus conhecimentos operacionais.

Curso previne atentados

Por isso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wilde Monteiro, enviou dois oficiais – o capitão Porfírio e o 1º tenente Urach – ambos do Gate, para participarem de um Treinamento de Manuseio com Artefatos Explosivos. O curso foi ministrado pelo capitão Alkimar, da PM do Ceará, coordenador da Seção Antibombas do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.

De olho na Copa do Mundo

As instruções foram direcionadas para o evento esportivo, sendo realizados estudos sobre o histórico dos grupos terroristas, análise dos principais atentados ocorridos em diversos países do mundo e Doutrina de Contrabomba, além do manuseio, remoção e detonação de artefatos explosivos.

Militares são do Gate

Os graduados indicados pelo Comando Geral participaram com afinco profissional do treinamento, que durou do dia 5 a 11 de dezembro e contou com mais sete oficiais da Polícia Militar do Ceará, todos do Esquadrão Antibombas. O capitão Sidnei, também da PM/PB, que se encontra coordenando o Setor de Inteligência do DFNSP prestigiou o treinamento.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governo adia ‘Enem dos Concursos’ por chuvas no RS; nova data não foi estipulada

O governo federal adiou a realização das provas para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que…

3 de maio de 2024

Fundação PB Saúde inaugura Unidade de Decisão Cardiológica com novos leitos na Hemodinâmica de Patos

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – unidade integrante da rede de…

3 de maio de 2024

Prefeito na Paraíba é condenado a dois anos de prisão por nomear comissionados além do previsto em lei

O prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva, foi condenado pela Câmara Criminal do Tribunal…

3 de maio de 2024

Desembargador nega “censura prévia” da ANE contra radialista paraibano

Em decisão proferida na última quinta-feira (27), a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça…

3 de maio de 2024

Polícia Civil prende investigado de participar de rinha de galos e ameaçar deputada do Amazonas

Uma investigação da Polícia Civil do Amazonas se estendeu a outros estados e resultou na…

3 de maio de 2024

Mineração ilegal em São Miguel de Taipu: Justiça da Paraíba e suspende atividades de mineradora

A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e determinou a interdição…

3 de maio de 2024