Categorias: Política

Os segredos de Poseidon

PUBLICIDADE

É claro que eu não estou falando do filme que acaba de estrear nos melhores cinemas da cidade, cuja história central é baseada na eterna luta do Bem contra o Mal, envolvendo na atualidade alguns descendentes dos semideuses gregos do Olimpo, num misto de surrealismo mitológico combinado com a explosão de forças sobrenaturais.

Sem efeitos cinematográficos

O fato real, é que a Paraíba pode ganhar, dentro de cinco anos, um moderno complexo portuário na cidade de Lucena, que fica a 40 quilômetros de distância da capital do estado, João Pessoa. O projeto me foi revelado com exclusividade pelo empresário e ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba, ex-responsável pela administração do porto de Cabedelo, Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo (engenheiro civil e responsável técnico do projeto).

Mitologia grega

Para quem não lembra ou não sabe, Poseidon é o deus dos mares na mitologia grega, imperando no Monte Olimpo, com superpoderes similares a Netuno, igualmente adorado como divindade das águas no Panteão Romano. Balsanufo terá que possuir força parecida, se quiser tocar seu projeto à frente.

Vocação econômica

Com profundidade natural de 17 metros, o porto de Lucena baseia sua viabilidade econômica na movimentação de três tipos de mercadorias: contêineres, granéis sólidos e minério de ferro.

Interesse de estrangeiros

Eurípedes já recebeu propostas de empresas do Brasil e do exterior interessadas em participar do novo complexo portuário, cujo orçamento inicial prevê investimentos de R$ 2 bilhões e meio.

Mina em Cajazeiras?

A aposta no minério de ferro, segundo o empresário, se justifica pela sua alta taxa de crescimento em território brasileiro. A produção do minério subiu, em média, 8% ao ano nos últimos sete anos. E com a descoberta de novas jazidas na cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba, haverá necessidade de facilidades no escoamento do produto.

Ferro vindo do Sertão

“Hoje, veja só o que acontece. O minério oriundo da mina do Bonito, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, nosso estado vizinho, é escoado por meio de rodovias até a Paraíba, de onde é transbordado até o terminal da Companhia Ferroviária do Nordeste. De lá, o minério segue por meio de ferrovia até o Porto de Suape, em Pernambuco, de onde é exportado para o mercado internacional. Contudo, o Porto de Suape ainda não contempla as embarcações de minério, que são maiores e mais econômicas. Lucena substituirá este vácuo”.

Acabando o sossego

Hoje, Lucena é uma pacata cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e tem sua economia voltada ao turismo. Com o surgimento do novo porto, teria sua rotina modificada de forma drástica. Para Eurípedes, o que poderia ser encarado como um empecilho na verdade é um elemento favorável ao projeto de sua autoria.

Fim da pobreza

“A gente precisa acabar com o pensamento que existe de que a Paraíba tem que ficar pobre para sempre porque nasceu pobre. Pernambuco fica pertinho da gente e conseguiu um desenvolvimento espetacular. Por que não podemos?”, indaga.

Mais de 4 km dentro do mar

O porto de Lucena funcionará em esquema off-shore, com a construção de uma ponte da margem litorânea até quatro quilômetros dentro do mar. Terá capacidade para movimentar mais de 18 milhões de toneladas de cargas por ano, com oito berços de atracação, sendo dois deles exclusivos para contêineres, dois destinados apenas a embarcações de minério de ferro e dois exclusivos de carga geral. Os dois restantes serão utilizados conforme a necessidade das empresas instaladas na retroárea de 10 milhões de metros quadrados.

Formato de bumerangue

Nas plantas de engenharia marítima, um esquema em formato de “L” (como se fosse uma espécie de bumerangue) levemente dobrado em linha reta no seu vértice lateral, mostra quais serão as especialidades dos berços de atracação de containeres, carga geral e minérios. O molhe todo seria formado por três trapiches e um dique de proteção.

Um não mata o outro

Questionado sobre a viabilidade econômica do projeto e a concorrência com o Porto de Cabedelo, Eurípedes prefere contemporizar. Diz que dois portos na Paraíba não seria uma ideia ruim e que geraria mais oportunidades ao Estado.

Estrangulamento do cais

Até porque, em sua opinião, Cabedelo possui um problema de difícil solução: um estrangulamento logístico, pois o principal porto da Paraíba apresenta dificuldades para armazenar mercadorias. “Cabedelo ficaria para a cabotagem e seria um complemento ao Porto de Lucena. Um não mataria o outro”.

Não tem dragagem

A comunidade portuária da Paraíba levou um susto no finalzinho de 2009, ao saber que a Secretaria Especial de Portos (SEP) havia suspendido a licitação da dragagem de aprofundamento do Porto de Cabedelo. Hoje com 9 metros, o porto não recebe os grandes navios que circulam no litoral brasileiro.

Esperança ainda para 2010

Por isso, a dragagem que deixará Cabedelo com 11 metros de profundidade tornou-se tão importante aos paraibanos. O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, garante não ter dúvidas de que a dragagem terá inicio agora, logo no começo de 2010.

Eterna luta entre Cássio X Maranhão

Wagner Breckenfeld preferiu evitar mais atritos com o ex-presidente das Docas, Eurípedes Sousa Melo, que deixou o cargo em fevereiro do ano passado em meio ao caos políticos que tomou conta do Estado e resultou na cassação do mandato do então governador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), substituído por José Maranhão (PMDB).

Seis anos de prejuízo

Mas ainda deu uma cutucada, de leve, nas gestões passadas. “Com as medidas adotadas agora, fechamos 2009 com uma lucratividade nunca antes registrada, pois desde 2003 a Companhia Docas da Paraíba estava no prejuízo”.

Menos de um por semana

É por conta dessas e outras coisas que as publicações especializadas no assunto, como o site www.portogente.com.br/portosdobrasil – por exemplo – garantem que um complexo portuário que se gaba de ser o mais oriental das Américas, porém recebe só três navios por mês e, hoje em dia, mais atrapalha do que ajuda a cadeia logística da Paraíba.

Crítica dos entendidos

Esta é a situação do porto de Cabedelo, um dos principais do Nordeste e que paga o preço por anos seguidos de descaso de quem passou pela Companhia Docas de Paraíba, pelo Governo do Estado e pelo Ministério dos Transportes. Quem diz isso não sou eu – leigo no assunto – mas os próprios especialistas que entendem muito bem desta matéria.

Opinião do “pai da criança”

“Até que enfim, parece que o porto pensado e formatado por este signatário, mesmo com a apropriação indevida do Projeto Complexo Industrial de Lucena deste autor, por outros, provoca interesse no Governo adversário ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Mas, como Cidadão Paraibano fico feliz por ter plantado uma semente que é resultado de uma longa trajetória embasada em estudos e, sobretudo, contado com colaboração de outros renomados técnicos”.

Recuperando o atraso

“A responsabilidade dos gestores requer, ao menos, que os envolvidos na idealização deste grande projeto sejam convidados a participarem da sua condução e, com isso, evitar-se-ia tempo perdido e, inclusive, erros elementares percebidos pelo governador José Maranhão (PMDB), pois a área prospectada para o Complexo Industrial de Lucena é de 1.000 hectares. Que os bons ventos possam nos soprar, pois a Paraíba precisa e o povo reclama uma ferramenta de desenvolvimento como esta”. Assina: Eurípedes Melo. 

Últimas notícias

Ex-príncipe Andrew é preso por suspeita de conduta imprópria

A emissora britânica BBC noticiou nesta quinta-feira (19) que a polícia prendeu Andrew Mountbatten-Windsor, irmão…

19 de fevereiro de 2026

Explosão em barraca de alimentação deixa três feridos, em João Pessoa

Por pouco não foi uma tragédia. Uma explosão em uma barraca de alimentação deixou três…

19 de fevereiro de 2026

Após eliminação da Copa do Brasil, Serra Branca foca em jogo decisivo contra o Botafogo pelo Paraibano

A primeira participação do Serra Branca na Copa do Brasil durou apenas uma partida. Mesmo…

19 de fevereiro de 2026

Operação contra o tráfico apreende drogas e munições no bairro de Cruz das Armas

A Polícia Militar apreendeu maconha, skank, cocaína, loló e munições de três calibres diferentes, na…

19 de fevereiro de 2026

Reparo em arquibancada do Carnaval Tradição é concluído e desfiles serão retomados

O reparo na arquibancada que cedeu durante o Carnaval Tradição 2026, em João Pessoa, foi…

19 de fevereiro de 2026

Botafogo-PB vence o Treze e pula para a segunda colocação do Paraibano

Deu Belo no Clássico Tradição. Em partida válida pela  7ª rodada do Campeonato Paraibano, o…

19 de fevereiro de 2026