Categorias: Política

Oposição não conseguiu instalar CPI por falta de assinaturas, rebate Barbosa

PUBLICIDADE

Não houve surpresa alguma que os debates de ontem, na reabertura dos trabalhos da ALPB, se concentrassem sobre a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). E nesta nova legislatura, nas primeiras horas da manhã de ontem, três já foram protocoladas na casa – a CPI para investigar caos de homofobia no Estado; a CPI para apurar os casos de feminicídio, e a CPI da Indústria dos Pardais, com foco específico em João Pessoa.

 

O líder do governo na casa, deputado Ricardo Barbosa, do PSB, ao ressaltar que a oposição quer transformar esse debate em palanque político, refutou acusações da oposição segundo a qual haveria uma intencionalidade para impedir a criação da CPI da Cruz Vermelha:

 

“A instalação de CPIs é uma prerrogativa exclusiva do Poder Legislativo. A oposição tem alardeado sobre a CPI da Cruz Vermelha, que consideramos não relevante, uma vez que já existe uma investigação [sobre a gestão da OS em unidades de saúde] em estágio avançado por parte do Ministério Público. Então, o que restaria senão o farol político, a pirotecnia nessa CPI? Eles afirmam que houve uma manobra do governo para evitar a criação dessa comissão, mas isso não procede. O fato é que a oposição não conseguiu o número regimental de assinaturas para instalá-la”, afirmou – seriam necessárias 12 assinaturas, um terço do 36 deputados.

 

Nesse primeiro dia de embate entre bancada governista e deputados de oposição, no tocante à criação de CPIs, os segundos foram fragorosamente derrotados. É que de acordo com o Regimento Interno da AL-PB, apenas três CPIs podem funcionar concomitantemente. E sendo assim, a da Cruz Vermelha que a bancada de oposição almejava criar, não poderá ser efetivada nesta legislatura.

 

Raniery Paulino (MDB) insinuou que deputados governistas haviam ‘malufado’, por estarem contra a CPI da Cruz Vermelha. Cida Ramos (PSB) rebateu: “Jamais ‘malufaríamos’. Tem deputado que usa a política como instrumento de calúnia. Quem entende de malas de dinheiro é seu partido, o MDB. Ricardo Coutinho foi o governador que mudou a Paraíba. Para a lama os que são da lama. O PSB não vai se arrastar com vocês para a lama”.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano confia no apoio do PT e não vê outras opções confiáveis para o partido nas eleições para o Senado na Paraíba

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou a expectativa de contar com o apoio…

23 de janeiro de 2026

Derrota do Campinense para o Nacional de Patos encerra jejum de 31 anos no Estádio O Amigão

Uma queda de tabu. A derrota do Campinense por 2 x 1 para o Nacional…

23 de janeiro de 2026

Walber e Edvaldo Neto entram na disputa pelo apoio de Ricardo Barbosa para eleições suplementares em Cabedelo

Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…

23 de janeiro de 2026

Vitor Hugo anuncia saída da presidência do Avante na Paraíba pelas redes sociais

O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou nesta…

23 de janeiro de 2026

Produtos com validade vencida são apreendidos pelo Procon-JP e supermercados são autuados

O Procon de João Pessoa apreendeu dezenas de produtos alimentícios para humanos e ração animal…

23 de janeiro de 2026

Cícero Lucena anuncia Daniela Mercury, Lucy Alves e Priscila Senna na abertura do Folia de Rua de João Pessoa

A programação oficial do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa foi lançada, na manhã desta…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464