Frutas expostas em chão sujo, esgoto a céu aberto, sujeiro, restos de reformas, um cenário assustador. Essa é a realidade de alguns mercados públicos em João Pessoa e que se encontram abandonados pelo poder público municipal. A constatação foi feita na manhã desta terça-feira (17), durante Caravana da Oposição, na Capital.
O vereador Bruno Farias, que é o líder da bancada, em texto, relata a situação precária e considera desrespeito aos comerciantes e cidadãos o descaso.
CONFIRA
A Bancada de Oposição, em mais uma edição de nossa Caravana, visitou os Mercados Públicos de Oitizeiro e do Rangel.
Encontramos uma realidade assustadora, com problemas graves de infraestrutura, destacando-se a falta de limpeza, a depredação dos boxes, o esgoto correndo à céu aberto, a precariedade do acondicionamento dos alimentos, enfim, o abandono completo e o desprezo total.
É de chocar o que vimos no dia de hoje nos mercados públicos, em especial no Mercado de Oitizeiro. Verificamos frutas colocadas no chão, disputando espaços com cães, gatos, ratos e baratas. Animais com ferimentos expostos passando pelos alimentos, urinando nos gêneros alimentícios; freezers enferrujados congelando carnes, peixes e aves; entulhos de lixos e de materiais de construção ao lado dos bancos da feira; um mau cheiro insuportável; um pesadelo da vida real.
É um desrespeito aos comerciantes e aos cidadãos que frequentam o dia a dia dos mercados. Ouvimos depoimentos estarrecedores dos feirantes que se sentem desprotegidos e desamparados pela Prefeitura. Estamos diante de um caso muito sério de saúde pública.
Mais do que uma disputa política, essa questão dos mercados, ao invés de nos distanciar, deve unir todas as correntes políticas da cidade em favor da restruturação dos mercados públicos.
É preciso que o Prefeito tome as rédeas da gestão e apresente um plano de reforma dos mercados públicos, notadamente no Mercado de Oitizeiro, porque não cuidar de um espaço tão importante de nossa cidade, que fica na entrada de João Pessoa, é demonstrar uma insensibilidade sem tamanho com os cidadãos que aqui moram.
Certamente, Luciano Cartaxo, há muito tempo, distante da realidade do cidadão comum, não frequenta mais feiras livres nem mercados públicos, porque, caso vivesse o dia-a-dia das pessoas, não seria tão cruel com feirantes e fregueses desses espaços.
O Poder não pode ter inebriado Cartaxo ao ponto de fazê-lo ter esquecido as promessas de campanha que fez e ao ponto de não sensibilizá-lo com o drama das pessoas.
Luciano, esqueça um pouco o seu projeto pessoal de poder e coloque a cidade de João Pessoa como prioridade de sua vida, porque a nossa Capital definha, pois nem o “bê-á-bá” é feito pela Prefeitura.
Que a reforma dos mercados públicos saia do papel e não seja um picolé de manga, que sempre derrete ao fim do carnaval, afinal, até agora, essa gestão tem sido uma folia só: muito confete e serpentina e pouca ação estruturante em favor da cidade.
Vereador Bruno Farias (Líder da Oposição)
VEJA FOTOS
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…
Falhas na contratação de empréstimos consignados e a falta de transparência em serviços bancários motivaram…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…
O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto, revelou em entrevista à TV Arapuan, que está…