Categorias: Política

Opinião: Veneziano e Roberto Paulino batem o martelo e MDB continua com Azevêdo, o que nada agrada a oposição

PUBLICIDADE

“Faça-se luz! E a luz se fez”. Não leitor, não irei comentar o livro de Gênesis e, sim, o imbróglio envolvendo o MDB e o governador João Azevêdo (Cidadania), que ao longo da semana ganhou destaque no cenário político paraibano. A situação delicada residia na possível pré-candidatura do presidente da sigla emedebista na Paraíba, senador Veneziano Vital do Rêgo, ao governo do estado.

Rumores davam como certo um cisma envolvendo o chefe do Executivo paraibano e parte do MDB. Mas a luz se fez para o grupo político que apoia a reeleição de Azevêdo, sufocando o sonho da oposição que, por algumas noites, torceu, como numa final olímpica, por um racha dentro da base governista.

E aqui explico a frustração na seara oposicionista e o sopro de alívio entre os governistas. Em matéria publicada no jornal “A União” deste sábado (31), ficou decidido por Veneziano e o ex-governador Roberto Paulino, que responde a vice-presidência do MDB, que a agremiação política estará ao lado de João Azevêdo em 2022.

Assim, o capítulo final do folhetim foi escrito, colocando as turbulências que sacudiam os corredores do Palácio da Redenção no caminho da calmaria. E aqui pontuo o papel decisivo de Roberto Paulino, que atualmente é secretário-chefe do governo da Paraíba, para tal desfecho.

Paulino foi o principal artífice na conduta do MDB em continuar apoiando Azevêdo. Hábil, convenceu Veneziano que sua hora chegará no que diz respeito a ser ele candidato ao governo do estado, muito provavelmente em 2026. O senador, sempre ponderado, percebeu a realidade, estando na sua linha de raciocínio que uma quebra de compromisso com o governador paraibano prejudicaria todo um projeto político; uma gestão que está em curso.

Por fim, vale lembrar que, superada a crise com os membros do MDB, João Azevêdo terá outros desafios futuros. Exemplo maior está na composição da sua chapa majoritária. Quem, por exemplo, terá espaço para ser seu vice e quem ele apoiará para o Senado?

São perguntas sem respostas até o momento, cujas resoluções virão no tempo certo, pois as decisões a serem tomadas pelo governador são complexas, daí a importância do diálogo com aqueles que lhes dão sustentação política.

Campanha do agasalho e cobertor

A Associação Paraibana de Imprensa (API), em sua primeira atividade social pós-eleição, aderiu à “Campanha do Agasalho e Cobertor”, cuja iniciativa vem da “Rede de Proteção às Pessoas em Vulnerabilidade Social”.

A parceria exitosa foi firmada com a API, cuja proposta partiu da vice-presidente eleita, Karla Alencar, sendo acolhida pelo ex-presidente João Pinto, havendo plena concordância do atual presidente, Marcos Wéric.

Ações como essa merecem destaque e aplausos pelo seu caráter humanitário. Além da API, outros postos de coleta para a doação de agasalhos e cobertores estão espalhados pela cidade, como informou uma das coordenadoras da ação, a jornalista Inise Machado.

Duas tendas estão recebendo as doações na Lagoa, das 9h às 16h. O prédio da reitoria da UFPB, na sua entrada principal, a OAB e as casas de acolhida da Prefeitura Municipal de João Pessoa são pontos de coleta, havendo outros.

Mais informações sobre a ação, que foi iniciada no dia 19 de julho, estando o seu findar previsto para 7 de agosto, podem ser obtidas com Inise Machado pelo seguinte número: 99616-7058.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro: Botafogo-PB bate o Remo e mantém invencibilidade na Série C

Em partida válida pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebeu…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Nacional do PT se reúne nesta segunda-feira e deve colocar pedra em imbróglio envolvendo futuro da sigla em JP

Uma reunião da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) agendada para amanhã, segunda-feira (06),…

5 de maio de 2024

Padre Reginaldo Manzotti é a primeira atração confirmada para a Festa das Neves 2024, em João Pessoa

A Festa das Neves de 2024, em João Pessoa, já tem sua primeira atração confirmada:…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024